Curso Online de A inclusão da criança com Síndrome de Down

A inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema de ensino é um grande desafio, tanto para os portadores das necessidades quanto para educadores. As crianças com síndrome de down necessitam de atenção e estímulos para a aprendizagem diferentes de outros alunos, mas mais do que aprender o currículo escolar, é essencial que criem vínculos afetivos, interajam com o restante da turma e contribuam para a redução do preconceito, para que possam se tornar cidadãos como lhes é de direito. O curso A Inclusão da Criança com Síndrome de Down trata de desenvolvimento do portador, dificuldades de aprendizagem e muito mais.

Carga horária: 80 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

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  • Tutoria Online
  • Material em PDF
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  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre A Inclusão da Criança com Síndrome de Down é direcionado a estudantes e profissionais de pedagogia e educação que desejam atuar com a inclusão de crianças portadoras da doença, e para familiares que desejam saber mais sobre o assunto.

Conteúdo programático
  • Breve histórico da síndrome de down;
  • Origem da síndrome de down;
  • Trabalhos sobre a síndrome de down;
  • Diagnóstico e etiologia;
  • A etiologia da síndrome de down;
  • Tipos de comprometimento cromossômicos;
  • Aspectos citogênicos da síndrome de down;
  • Desenvolvimento da criança com síndrome de down;
  • Principais características da criança síndrome de down;
  • Síndrome de down e o comprometimento intelectual;
  • Síndrome de down e transtornos invasivos do desenvolvimento;
  • Patologias associadas;
  • Cardiopatias congênitas;
  • Complicações respiratórias;
  • Instabilidade atlantoaxial;
  • Problemas visuais;
  • Problemas auditivos;
  • Problemas da tireoide;
  • Estimulação essencial;
  • Intervenção precoce;
  • Estimulação - estágio sensório-motor;
  • Estimulação e o papel dos pais;
  • Enfoques da intervenção pedagógica junto à criança down;
  • A importância do currículo;
  • Classe especial;
  • A educação básica;
  • Alfabetização;
  • As dificuldades de aprendizagem;
  • Política Nacional da Educação Especial;
  • História da Educação Especial;
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948);
  • Declaração de Jomtien (1990);
  • Declaração de Salamanca (1994);
  • Convenção da Guatemala (1999);
  • Proposta pedagógica;
  • A educação de crianças com síndrome de down;
  • A inclusão na educação infantil;
  • Os anos iniciais;
  • Metodologias ou proposta educacional para crianças com síndrome de down;
  • Adaptações curriculares;
  • Avaliação;
  • A família e a síndrome de down;
  • Diagnóstico e informação aos pais;
  • Acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento pós-natal;
  • Acompanhamento na adolescência;
  • Acompanhamento na idade adulta;
  • Superproteção;
  • Negligência;
  • Mercado de trabalho;
  • Legislação que ampara a inclusão de deficientes no mercado competitivo de trabalho;
  • Direitos dos trabalhadores;
  • Perfil do trabalhador;
  • Inclusão social;
  • Referências bibliográficas.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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