A remuneração: o que é?

A remuneração: o que é?
ADMINISTRACAO
Do que é composta a remuneração? O salário é o que a empresa oferece pela prestação de serviços do colaborador à empresa. O termo remuneração é mais abrangente, corresponde a um pacote que envolve recompensas aos funcionários em troca dos seus esforços e da sua dedicação à empresa e deve ter o objetivo de motivar e comprometer as pessoas com a organização.

A remuneração do funcionário, segundo Chiavenato (2003), é composta por três componentes principais:

• Remuneração básica: é o salário fixo ou por hora recebida pelo funcionário.
• Incentivos salariais: são programas desenvolvidos para recompensar os funcionários pelo seu desempenho bem-sucedido. Podem ser bônus, participação nos resultados, premiações como viagens, etc.
• Benefícios: também considerados remuneração indireta, são os planos de saúde, de seguro de vida, previdência privada, refeições e transporte pagos, etc.

As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse das pessoas em permanecer na organização.

Por outro lado, a empresa ganha em comprometimento, já que as recompensas, aliadas aos desafios, tendem a fazer o empregado “vestir a camisa da empresa” e comprometer-se como os resultados.

É importante que o gestor de pessoas tenha presentes as necessidades individuais dos seus colaboradores, as quais devem caminhar em conjunto com os interesses da organização.

A gestão dos processos de remuneração é complexa e delicada, pode ser a causa da motivação ou da insatisfação e desinteresse pela empresa.

O sucesso dos processos de remuneração consiste na capacidade de gerir recompensas que interessem aos colaboradores e tornem a empresa atraente sob os aspectos de retribuições e valorização

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER