Comunicação Institucional

Comunicação Institucional
ADMINISTRACAO
Comunicação Institucional é o processo de comunicação dos valores e objetivos de uma empresa ou de uma instituição. Ela almeja tanto o público interno (funcionários e administradores) quanto o externo (clientes, parceiros comerciais, acionistas, público em geral.).

Todos os instrumentos de comunicação interna e externa devem ser coordenados para projetar uma consistente imagem institucional.

Assim, Comunicação Institucional, também designada de Empresarial ou Organizacional, não é mais do que um esforço deliberado e planeado para estabelecer relações de confiança entre o mundo empresarial e todo o seu público, para a concretização e alcance de um objetivo comum (PIMENTA, 2002).

O Operador de Relacionamento deve ser visto de maneira abrangente, como aquele que se relaciona com diferentes públicos, sejam eles os clientes internos, sejam clientes externos.

Para Pimenta (2002), a Comunicação Institucional é uma técnica de gestão, implementável em qualquer instituição: pública ou privada, pequenas/médias/grandes empresas, com vista a um bom funcionamento organizacional, a uma maior motivação e satisfação dos seus públicos internos, uma maior notoriedade por parte dos públicos externos, bem como, estabelecer e manter relações duradouras de confiança com os vários públicos e sociedade em geral.

Não deve ser tida como veículo fácil, para obtenção de resultados organizacionais satisfatórios, mas como parte integrante da cultura empresarial e/ou institucional.

Não basta implementar as suas técnicas apenas por implementar, ou porque é assim que deve ser. Tem que haver uma vontade, por parte da organização, e um esforço bem estruturado para a sua implementação.

Como parte integrante da cultura empresarial/institucional, insere-se em um meio onde tem que se adaptar e readaptar, constantemente, à realidade, tornando-se fundamental a livre circulação de informação, de modo a serem bem entendidos os objetivos da empresa/instituição. Em uma instituição vamos considerar que existem:

• Clientes Externos


São as pessoas e organizações que contatam com a nossa instituição e as pessoas e organizações que ainda não contataram, mas que poderão vir a contatá-la no futuro (MATOS, 2004).

• Clientes Internos

São os colegas de trabalho com quem todos os dias falamos e trabalhamos e que devemos tratar da mesma forma que o público (MATOS, 2004).



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