O Ludismo e o Cartismo - Revolução Industrial

O Ludismo e o Cartismo - Revolução Industrial
ADMINISTRACAO
Os ludistas eram também chamados de “Quebradores de Máquinas”, pois se caracterizavam pela invasão das fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho.

Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.

Dessa forma, percebe-se que a grande importância da Revolução Industrial foi tornar os métodos de produção consideravelmente mais eficientes que os conhecidos na época. As mercadorias tiveram seu valor reduzido em virtude de serem produzidas mais rapidamente, o que estimulou muito o consumo (MICHEL, 2000).

O número de desempregados aumentou significativamente, em decorrência da inserção das máquinas no ambiente de trabalho que substituía até quatro trabalhadores por cada uma das máquinas.

Aumentou também a poluição ambiental e sonora, assim como também o êxodo rural, que gerou o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.

Em meio a esse contexto, até hoje a busca pelo oferecimento de um número maior de vagas de emprego é uma das maiores preocupações dos governantes, já que o desemprego encontra-se entre os maiores problemas dos países em desenvolvimento.

A troca dos empregados menos qualificados por robôs é constante nos dias atuais e as empresas buscam profissionais qualificados que tenham criatividade e múltiplas capacidades. O desemprego vem sendo uma preocupação grande também dos países desenvolvidos.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER