Como cuidar do Idoso - Cuidados Bucais

Como cuidar do Idoso - Cuidados Bucais
COTIDIANO
Como você sabe, a higiene bucal deve ser feita em qualquer pessoa em qualquer idade. Nos idosos é mais delicado, uma vez que a sensibilidade é predominante, portanto, os cuidados devem ser redobrados.

A higiene bucal e a visita ao dentista são de extrema importância, já que este cuidado previne doenças orais crônicas, por exemplo, cáries de raiz, boca seca (xerostomia), bruxismo (hábito de ranger os dentes), gengivites, lesões da mucosa oral, câncer oral e doenças periodontais.

Com uma alimentação saudável rica em proteínas, frutas, legumes e verduras, além de hábitos saudáveis, evitando doces e refrigerantes, podem prevenir esses tipos de doenças. Como o idoso tem sua imunidade baixa, se torna fácil ter algumas dessas doenças se a higiene bucal não for feita correta e regularmente.

Para o idoso ter uma higiene bucal perfeita é bom sempre usar pasta de dente com flúor, fio dental, antissépticos bucais entre outros produtos importantes para esse tipo de limpeza. Além disso, a escovação da língua é um fator importante, uma vez que junto aos outros cuidados bucais, como a escovação correta e o uso de fio dental, a halitose, doenças periodontais, infecções bucais e cáries podem ser prevenidas.

Os medicamentos utilizados pelos idosos também são fatores que contribuem para o aparecimento de doenças bucais prejudicando a saúde e qualidade de vida dessas pessoas. As cáries de raiz, lesões nos tecidos e xerostomia são as doenças que podem dificultar a mastigação de determinados alimentos e dessa forma os nutrientes contidos neles não são absorvidos corretamente.

Os responsáveis pelo idoso devem ficar atentos a alguns sinais. Se houver dificuldade para se alimentar ou tiver dor ou desconforto ao comer, se o idoso começar a mudar de hábito, preferindo alimentos pastosos ou líquidos e a gengiva estiver sangrando é necessário procurar um dentista especialista em odontogeriatria.

Com isso, os cuidadores devem estar atentos também a feridas que não se cicatrizam no tempo determinado pelo dentista. Sendo assim, o problema do edentulismo é causado pela cárie e por doenças periodontais, uma vez que, se você vai ao dentista sempre e trata de seus problemas bucais com periodicidade, a queda dos dentes não ocorre, não precisando usar próteses dentárias.

Os cuidados que devem ser tomados na higiene da prótese dentária são: após as refeições lave as mãos e tire a prótese. Pegue uma escova macia para a escovação junto a um sabonete neutro ou com a própria pasta de dente especial para essa higienização, a fim de não danificar a prótese. Limpe bem cada lugar da prótese e não use água quente, pois pode estragar.

Durante a semana, deixe por meia hora a prótese dentária dentro de um copo com água sanitária e após esse procedimento lave bem para o idoso não ingerir o produto. Antes de colocar a prótese, a boca deve estar limpa e é recomendado o que faça o bochecho com água e massageie a gengiva, bochecha e língua com uma escova. Por fim, para fornecer conforto ao idoso tire a prótese durante a noite e coloque em um copo com água, fazendo a troca desta água diariamente e a higiene do suporte.

Para finalizar, verifique se a prótese está bem instalada na boca do idoso, uma vez que isso pode causar um desconforto e dificultar a comunicação, a mastigação e a ingestão de alimentos, podendo gerar infecções e provocar lesões. É necessário retornar ao dentista para uma revisão sempre que possível, caso contrário, as lesões causadas pela má adaptação da prótese na boca do idoso podem causar até câncer bucal, principalmente nos fumantes.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER