Motivação nos estudos para concursos

Motivação nos estudos para concursos
CONCURSOS

A motivação é um elemento essencial para quem deseja passar em um concurso. Sendo assim, é de extrema importância trabalhar algumas estratégias para aumentá-la, sempre que for necessário. Afinal de contas, fica difícil ter disciplina para estudar quando se tem tantas outras coisas mais interessantes para fazer, como checar as redes sociais, assistir um filme, etc. Além disso, o tédio e a preguiça são desafios com os quais os concurseiros têm que lidar diariamente.

Abaixo você pode conferir algumas dicas de como manter a sua motivação nas alturas!   
  • Tenha um objetivo claro em mente

É importante que você saiba o que você quer e o que vai conseguir atingindo esse objetivo. Por exemplo, você quer passar no concurso público para ter estabilidade financeira, ou para comprar um imóvel, ou para fazer aquilo que gosta, etc. Esse é o primeiro passo para manter a motivação em alta.

  • Pense grande, mas se concentre nos objetivos diários

Se você ficar apenas pensando que quer passar no concurso, é bem provável que você acabe se perdendo e não fazendo todo o necessário para chegar lá. Você precisa entender que para atingir esse objetivo você precisa estudar com dedicação. Então, concentre-se em seguir seu planejamento, seja ele estudar duas horas no final de semana, ou duas horas por dia.

  • Tenha um sistema de recompensas

Quando você estuda todos os dias para um concurso que só vai acontecer daqui a alguns meses, é natural que você se sinta cansado e acabe deixando para depois. Desenvolver um sistema de recompensas pode ajudar muito com esse problema. Por exemplo, se você estudar todo o conteúdo programado para aquele dia, você pode fazer alguma coisa que você goste e queira fazer, como assistir uma série, ler um trecho de livro ou assistir futebol. Essas recompensas podem tanto ser diárias, quanto semanais ou mensais, mas é importante que quanto maior o período de tempo e de esforço, maior seja a recompensa. Dessa forma, você terá mais vontade de estudar.

  • Não se cobre demais

É importante que você tenha em mente suas próprias limitações e que não se dê mais tarefas do que pode cumprir. Chegar do trabalho cansado e ter que encarar uma jornada de 4 ou 5 horas de estudos pode ser bastante desanimador e nem que você esteja super motivado vai aguentar essa rotina.

  • Entenda que você é o seu maior concorrente

Por último, é muito importante que você entenda que você é o seu maior concorrente e é o que você fizer ou deixar de fazer, que vai influenciar nos resultados. A parte boa disso é que você conhece bem seus pontos fracos e fortes e pode trabalhá-los da melhor maneira possível.

Raul Binder Junior
Redador do site Provas de Concurso
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER