Para que Serve a Análise de Crédito?

Para que Serve a Análise de Crédito?
CONTABILIDADE
A análise de crédito tem como objetivo estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, avaliando a veracidade das informações prestadas pela mesma, e suas condições de honrar os compromissos financeiros. Também serve para minimizar os riscos da operação financeira e maximizar os resultados esperados, afinal, vender a prazo não é apenas uma necessidade de mercado; o capital investido deve retornar acrescido de rentabilidade, caso contrário, não seria tão vantajosa a operação.

Ao iniciar a análise de crédito devemos considerar alguns fatores:
Identificar os riscos: observar de forma crítica os pontos sensíveis da negociação e avaliar onde há maior possibilidade de perda para o cliente, consequentemente, para o credor também. A partir do momento em que o cliente está lesado por perdas financeiras, pode tornar-se incapaz de honrar os compromissos financeiros assumidos junto ao credor.

Ter atenção quanto à capacidade de pagamento: mais adiante veremos métodos para fazer esta análise, que objetiva a certeza do pagamento futuro dos valores financiados na data da operação.

Adequar as necessidades do crédito com a sua utilização: verificar junto ao cliente que uso será feito do crédito concedido. É a melhor maneira de identificar que produto será mais indicado para sua necessidade.

Avaliação do setor: é importante conhecer a atividade do cliente, o setor em que atua. Desta forma é previsível a capacidade de pagamento; de acordo com o momento vivido pelo seu segmento e de acordo com as perspectivas de crescimento.

Capacidade de crédito: a empresa tomadora pode ser cliente de outros credores, consequentemente sua capacidade de pagamentos está comprometida com terceiros.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER