Farmácia: Psicologia do consumo

Farmácia: Psicologia do consumo
FARMACIA
O perfil do consumidor de farmácia e drogaria tem passado pela mesma transição que o modelo de varejo farmacêutico: as pessoas têm ficado cada vez mais preocupadas em cuidar da saúde, buscam novos produtos e serviços para uma vida mais saudável e maior expectativa de vida, e assim como sugere Kotler (2000), estudar o comportamento do consumidor em todo seu processo de decisão, desde a escolha até o descarte de produtos, serviços, ideias e experiências, nos aproxima mais da realidade desse grupo de pessoas, o que torna mais fácil satisfazer suas necessidades, elaborando ações das mais simples às mais sofisticadas, como definição de preço, canal de distribuição, meios de comunicação, entre outros.

Recente pesquisa realizada pelo Instituto POPAI descreve o perfil do consumo de clientes de farmácias e drogarias através de quatro indicadores principais: Frequência de Compra, Planejamento de Compra, Tempo de Permanência e Intenção de Gasto. Esses indicadores são de extrema importância para que cada empresa possa fazer sua análise e definir estratégias pontuais para oferecer serviços de acordo com o perfil e psicologia de consumo do seu cliente.

Frequência de compra:


- 65% são mulheres;
- 83% são da classe B e C;
- 61% tem colegial completo;
- Média Etária de 20 e 39 anos;
- 83% vão sozinhos no estabelecimento;
- Maior concentração de compra (56%) está no período da tarde.

Planejamento de compra:

- 91% dos consumidores não levam lista de compras, sendo que:
- 61% não sabem o que vão comprar (buscam sugestões, indicações);
- 26% sabem o que vão comprar;
- 4% têm prescrição médica.

Tempo de permanência:

O tempo médio de permanência no canal “farma” é de cinco minutos, sendo:

- 60% vão direto ao balcão de medicamentos;
- 33% dos que foram até o balcão, param para olhar outras seções.

Colunista Portal - Saúde
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