História da arte clássica

História da arte clássica
PEDAGOGIA
A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.

É importante diferenciar arte Clássica do Classicismo. O Classicismo é o período da arte oposto ao romantismo, que vai do séc. XV ao séc. XVIII, os classicistas buscavam se inspirar no período Clássico, no seu equilíbrio, harmonia e na racionalidade. As manifestações classicistas na idade moderna são o Humanismo, o Renascentismo e o Neoclassicismo.

A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão.

A arte Clássica grega criou uma grandeza estética e seu sistema de proporções ideais marcaram a civilização ocidental. A arte Clássica grega entra em decadência no séc. I a.C., com a arte romana tomando seu lugar. É claro que a arte romana sofreu muita influência da arte grega, mas a arte romana também criou suas própria características, como a pintura nas paredes e os estilos arquitetônicos toscano e composto.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER