O que são e para que servem os EPI´s?

O que são e para que servem os EPI´s?
COTIDIANO
A lei por meio das Normas Regulamentadoras (NR´s) determina que a empresa seja obrigada a fornecer aos seus empregados, de forma gratuita, equipamentos de uso pessoal.

A finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes que poderiam causar lesões ao trabalhador, e protegê-lo contra possíveis danos à saúde, causados pelas condições de trabalho.

Determina também a obrigação do uso de tais equipamentos pelo empregado, assim como os demais meios destinados à sua segurança.

É obrigação do empregado, também, cuidar da manutenção, limpeza e higiene de seus próprios EPI’s. No caso de perda, desvio ou quebra intencional do equipamento, a empresa poderá cobrar do empregado o valor correspondente do equipamento danificado.

Tais equipamentos são conhecidos por Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e devem ser usados quando:

• Não for possível eliminar o risco, utilizando os equipamentos de proteção coletiva (EPC).

• Se for necessário, complementar a proteção coletiva com a proteção individual.

• Em trabalhos eventuais e em exposição de curto período.

Quem determina o uso de equipamentos de proteção individual e quais devem ser utilizados é o Engenheiro de Segurança, contratado para esta finalidade.

Sua escolha é baseada nos seguintes critérios:

• Os riscos que o serviço oferece;

• Condições de trabalho;

• Região do corpo a ser protegida;

• Qual o trabalhador que irá usar o EPI.

Além da escolha dos equipamentos a serem utilizados pelos empregados, o Engenheiro deverá realizar o trabalho de orientação e conscientização sobre a importância de se cumprir as determinações de segurança.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER