Pesquisar

A Área de Gol do Handebol

O Handebol, que é um esporte coletivo jogado com as mãos, embora não seja um dos jogos com maior audiência de público é largamente praticado no Brasil por atletas profissionais e amadores de ambos os sexos.

O profissional de educação física deve conhecer todos os fundamentos e as regras para que possa promover a prática correta desse esporte. Como o objetivo do handebol é efetuar gols para conseguir a vitória, o entendimento das regras e das categorias dos eventos que ocorrem dento da área do gol é fundamental para determinar o desfecho das ações dos jogadores.

A área de gol ou área do goleiro do handebol se localiza entre a linha de fundo e a linha de 6 metros.

A seguir, mostraremos algumas situações que sucedem dentro da área do gol no handebol e suas normas, condutas e desfechos quando ocorre invasão da mesma.

A regra primordial é que o goleiro é o único jogador que pode entrar e permanecer na área de gol. Quando qualquer um dos jogadores de linha toca, com qualquer parte do seu corpo, a linha que delimita a área de gol, isso é caracterizado como invasão.

Quando ocorre a invasão da área do goleiro as medidas a ser tomadas dependem das circunstâncias de como transcorreu a falta. As seguintes orientações demonstram como proceder em cada variedade dessa transgressão:

Tiro de Meta no Handebol

Marca-se um tiro de meta, quando a invasão deu-se por um jogador da equipe adversária que obteve vantagem com esta ação de invasão – com ou sem a posse de bola.

Tiro Livre

Marca-se um tiro livre, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que obteve vantagem com esta ação de invasão, porém sem ter evitado uma chance clara de marcação de gol por parte do adversário.

Tiro de 7 metros

Marca-se um tiro de 7 metros, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que, por meio desta invasão, impede uma clara chance de gol do adversário.

Os jogadores de quadra não sofrem penalidades ao invadir a área do goleiro em dois momentos distintos.

O primeiro deles é quando essa invasão ocorre logo após um arremesso feito pelo adversário ao gol, sem que tenha havido vantagem nesta ação.

O segundo é quando um jogador, de defesa ou ataque, entra na área do goleiro sem a posse de bola e sem obter vantagem com essa ação.

Caso um jogador lance a bola para dentro de sua própria área de gol, o juiz deverá sinalizar:

1. O gol, caso a bola ultrapasse completamente a linha de fundo entre a baliza;

2. Um tiro livre, caso a bola fique parada dentro da área de gol, ou o goleiro toque na bola e a mesma não entre na baliza;

3. Um tiro lateral, caso a bola saia pela linha de fundo.

Vale lembrar que os jogadores não podem recuar a bola para o goleiro de sua equipe quando ele estiver dentro da área de gol.

Também é importante saber que o goleiro pode deixar a área de gol a qualquer momento, contanto que não esteja com a posse da bola. Uma vez fora, ele será considerado como um jogador normal de linha, assim como seus outros seis companheiros e poderá receber os passes dos outros jogadores. Ou seja, fora da área de gol, o goleiro pode atuar como qualquer outro jogador.

Outras infrações no Handebol

Ainda existe mais uma situação onde um jogador pode adentrar a área de gol sem que seja uma infração que devemos examinar:

– Os jogadores da equipe adversária podem fazer arremessos e passes mesmo ocupando o espaço aéreo da área de gol. Isso quer dizer que se eles saltarem por sobre a área e, antes de tocarem o chão, soltarem a bola não é considerada uma invasão da área.

É necessário analisar os eventos para compreender cada tipo de falta e sua penalidade aplicável em cada momento que aconteça a invasão da área do gol do handebol, assim como as regras que tangem essa área e a atuação do goleiro desse esporte.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading