Pesquisar

A duração da partida de handebol

O Handebol passou por várias modificações no seu formato de jogo até chegar no modelo que conhecemos hoje. Acredita-se que antigamente, o jogo acontecia ao ar livre, por exemplo e hoje é dentro de quadras poliesportivas.

Além dessas diferenças no formato de jogo, estimasse que antes o jogo era indicado apenas para Mulheres e quando ele foi considerado um esporte olímpico, ele passou a ser jogado para ambos os sexos.

Handebol no Brasil

No nosso pais, Brasil, o prática do handebol passou a ser reconhecida a partir dos anos 30 e no ano de 1940 foi fundada, na cidade de São Paulo, a Federação Paulista de Handebol. Mesmo que o handebol tenha certa representatividade no país, esse esporte ainda é o menos praticado em relação ao futebol, vôlei, basquete, etc.

A duração da partida de Handebol

A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos, é de dois períodos de 30 minutos cada e o tempo de intervalo de jogo é, normalmente, igual à 10 minutos.

A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de equipes de adolescentes com idade de 15 a 16 anos, é de dois períodos de 25 minutos cada, e o tempo de intervalo de jogo é, normalmente, igual à 10 minutos.

A duração de uma partida de handebol, para todas as equipes com jogadores de equipes com idades entre 12 a 14 anos, é de dois períodos de 20 minutos cada. Caso seja necessária, a prorrogação é jogada decorridos 5 minutos de intervalo. A prorrogação é composta por dois períodos de 5 minutos cada, com um intervalo de 1 minuto entre os períodos.

Caso o empate persista, poderá ser jogado um segundo tempo extra, logo após um novo intervalo de 5 minutos, nos mesmos moldes do primeiro tempo extra da prorrogação, já informado no parágrafo anterior.

Se o jogo ainda estiver empatado, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição.

Um time-out é obrigatório quando:

  • ocorre uma exclusão de 2 minutos, uma desqualificação ou expulsão;
  • concede-se um tempo técnico;
  • o cronometrista ou delegado técnico apita;
  • os árbitros necessitam consultar um ao outro durante o jogo para esclarecer algum lance da partida.

Cada uma das equipes tem o direito de pedir um tempo técnico de 1 minuto em cada período regular do jogo, porém nos períodos extras, caso ocorram, não há direito a pedido de tempo técnico.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading