A Pele Masculina

A Pele Masculina
COTIDIANO
Antigamente os homens faziam questão de afirmar que nada usavam para cuidar da pele e dos cabelos. Os tempos mudaram e os homens do século XXI, estão cada vez mais vaidosos e não disfarçam que compram cosméticos específicos para o cuidado masculino.

A estrutura da pele masculina e os fatores que determinam o seu envelhecimento são diferentes daqueles que conhecemos para a pele da mulher.

 A pele do homem possui uma camada de pele mais espessa (camada córnea) sendo que esta fica como uma barreira de proteção entre o interior e o exterior do corpo e impede, por exemplo, a perda de água e outros nutrientes.

As glândulas sebáceas trabalham mais ativamente na pele do homem, então a pele masculina normalmente se enquadra como uma pele mais oleosa. Além disso, com o barbear a pele fica mais sensível e irritada.

Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção do sebo como citamos nos cuidados acima, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido à maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico, estruturas responsáveis pela firmeza da pele. Mas nem por isto devem deixar os cuidados básicos de lado.

A sequência seria muito parecida, a diferença é que os produtos específicos para pele do homem é justamente devido às razões acima citadas.
1- Higienizar: Com sabonete facial;
2- Esfoliar: O mesmo ritmo do passo esfoliação;
3- Barbear: Prepare a pele com uma boa espuma de barbear, as mais modernas possuem ativos que amolecem muito o pelo e agride menos. Jamais use sabonetes comuns para fazer a barba;
4- Gel pós-barba: De preferência aos com ativos adstringentes para controlar a oleosidade e evitar a foliculite (pelos encravados);
5- Filtro solar com hidratante e vitaminas (de preferência em loção ou gel);

Podem ser utilizados:
• Sabonetes faciais;
• Esfoliantes;
• Espuma de barbear com emolientes;
• Gel creme antiaging no rosto e ao redor dos olhos;
• Filtro solar oil free (livre de óleo).

A rotina diária de cuidados com os produtos específicos para o homem proporciona uma melhoria da qualidade total da pele e combate o envelhecimento.

A limpeza é uma etapa essencial para pele masculina como acontece na pele feminina, mas devido à maior atividade das glândulas, a oleosidade talvez seja o que mais incomodam muitos homens.

Os sabonetes líquidos com ativos que auxiliam o controle da oleosidade excessiva são ideais para o uso diário.

Barbear
Mesmo sendo um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade. O ato de barbear é um dos mais importantes na rotina do homem da atualidade, além de proporcionar boa aparência, também dá uma sensação de bem-estar.

Na adolescência (puberdade) quando inicia a produção de hormônios masculinos (testosterona), isso influencia diretamente no aparecimento dos pelos da barba e bigode.

O tipo de pelo também influencia no resultado: possuem características diferentes de espessura e formato que favorecem, mais ou menos, o encravamento, podem ser redondos ou ovalados, lisos e encaracolados.

Podendo a pele do homem desenvolver uma infecção chamada foliculite.

Que tem como característica avermelhamento, dor e formação de pus esta é uma inflamação e infecção do folículo pilossebáceo devido ao encravamento e trauma.

Os princípios ativos mais utilizados são aqueles à base de ácidos, calmantes e antioxidantes. Exemplos: ácido glicólico, ácido retinoico, isotretinoina, retinol, são específicos para evitar o encravamento e a foliculite.

Os produtos à base de cetoconazol também interessam para acalmar e evitar a seborreia. Exemplo: azuleno, alfa busabolol são anti-inflamatórios e hidratantes não oleosos, importantes para evitar irritação.

Passos, para o ato de barbear, são importantes, desde a preparação da pele até a finalização:

- Limpeza cuidadosa, com produto adequado, enxaguando e secando bem o local.

- Aplicar um produto de barbear, também adequado ao tipo de pele, amolecendo os pelos, facilitando o deslizar do lâmina e diminuindo a irritação do pele.

Veja abaixo algumas opções/versões dos três tipos de preparos de barbear que hoje existem no mercado: creme, espuma e gel:

• Creme - possui componentes que ajudam o deslizar da lâmina e devem ser aplicados com pincel de barbear.

• Espuma - possuem ingredientes hidratantes e calmantes. Lubrificam e protegem a pele, abrindo os poros e facilitando o deslizar da lâmina. Reduzem a irritação e existem versões adequadas para cada tipo de pele.

• Gel - possui sistema antifricção que facilita o deslizar da lâmina. Amacia e lubrifica a pele para um barbear mais recente e suave. Versões adequadas para diferentes tipos de pele.

Após a limpeza e uso do produto específico, o pelo deverá ser cortado, de preferência no sentido do crescimento, para evitar lesões. É importante que a lâmina esteja em boas condições, evitando que seja passada muitas vezes sobre a pele, causando mais irritações.

- Evitar usar álcool após barbear.

- Evitar produtos irritantes.

- Fazer compressas geladas ou de chá de camomila.

- Usar loções ou cremes para acalmar a pele.

- Evitar produtos gordurosos, assim como pasta de dente, hipoglós e minâncora.

Após a retirada dos pelos é preciso hidratar e acalmar a pele: o uso de uma loção ou gel pós-barba cumpre essas funções, além de evitar a sensação de pele repuxada.

O clima também pode influenciar nos cuidados com a pele masculina. O calor e a umidade excessiva aumentam a produção de óleo e a formação de espinhas ou foliculite.

Neste caso é importante fazer a barba todos os dias intensificando a limpeza e usando produtos leves que não causem obstrução. O clima seco deixa a pele mais sensível e descamativa. Neste caso pode haver coceira e machucados. A barba pode ser feita todos os dias utilizando-se um produto hidratante e calmante no pós-barba.

Pós-barba e Anti-idade ajudam a proteger e tratar a pele já sensibilizada pelo barbear, e também é ideal para uma boa aparência da pele masculina.

Opte por produtos que já possuam ativos hidratantes e antirradicais livres, pois auxiliarão o combate ao envelhecimento cutâneo.

Fotoproteção - o uso diário de protetor solar é ideal na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer de pele, opte por aqueles que são loções ou gel.

O corpo
Muitos homens não suportam a ideia de passar creme no corpo e fazem isso somente quando algum tratamento ou ocasião tenha deixado a pele extremamente ressecada.

É verdade que não fazem, pois a hidratação masculina também é maior ou está menos suscetível ao ressecamento do que da pele feminina.

Para áreas como cotovelo, joelho e tornozelo, já vemos preocupação maior, e pode ser usado um bom hidratante pós-banho, como citado em hidratação.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER