Pesquisar

Atividades lúdicas que auxiliam na psicomotricidade

A coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia). Assim, a coordenação motora pode ser analisada segundo três pontos de vista:

  • Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
  • Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
  • Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.

E neste artigo queremos apresentar algumas atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento infantil. Antes de continuarmos, precisamos entender outro conceito, a Psicomotricidade.

O que é psicomotricidade?

Existem muitos conceitos que permeiam a psicomotricidade e o que faz mais sentido é que conceitua o termo como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica utilizando os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Porém, há ainda quem defenda que a psicomotricidade seja uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.

Coordenação motora ampla

É o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança.

Existem diversas atividades que podem desenvolver estes aspectos nas crianças e abaixo, vamos citar algumas que aliás, são supersimples e que podem ser realizadas em casa mesmo.

Confira as atividades que ajudam no desenvolvimento infantil:

  1. Saltar a corda; 
  2. Cobrinha; 
  3. Lançar;
  4. Deslocamento; 
  5. Abraçados;
  6. Corrida das bolinhas; 
  7. O presente;
  8. Bola por cima;
  9. Bola pela lateral; 
  10. Bola por baixo;
  11. Minhocão;
  12. Controlar o jornal no corpo;
  13. Montar quebra-cabeça gigante no chão;
  14. Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão;
  15. Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;
  16. Rodar pneu de borracha.

Coordenação motora fina e o desenvolvimento infatil

Diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com o auxílio das mãos e dedos, especificamente aqueles com grande importância entre mãos e olhos.

O bom desenvolvimento da coordenação fina garantirá um bom traço de letra e será observado quando, por exemplo, a criança pega água em um copo plástico sem derramar ou equilibrando a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies.

Atividades que incentivam o desenvolvimento:

  1. Amassar e desamassar;
  2. Amarrado;
  3. Tampa e destampa;
  4. Empilhar e desempilhar;
  5. Bola de gude;
  6. Dominós.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Atividades Lúdicas e Pedagogia Lúdica, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading