Cicatriz: O que é?

Cicatriz: O que é?
ESTETICA
Cicatriz é o tecido novo que se forma durante o processo de cura de uma ferida. A natureza a utiliza como um meio para fechar as lesões do organismo quando não é possível a regeneração perfeita dos tecidos, que só existe em poucos tecidos humanos, como é o caso da epiderme.

 Assim, explica-se porque em uma queimadura de 1º grau, com destruição somente da epiderme, a pele regenera-se completamente e não ficam marcas da lesão, enquanto após uma incisão cirúrgica, na qual a ferida provocada atinge toda a pele (epiderme e derme), tecido o subcutâneo e, eventualmente, camadas mais profundas, o resultado inevitável é uma cicatriz.

O cirurgião plástico objetiva obter a melhor cicatriz possível, o que depende de muitas variáveis. O ideal estético é não existir nenhuma cicatriz. Trabalha-se em geral com o conceito de que haverá sempre uma cicatriz se a incisão cirúrgica for feita em qualquer local do organismo.

Entretanto, procura-se conseguir que ela seja a mais fina e menos saliente possível. Os fatores responsáveis por uma cicatriz esteticamente melhor ou pior estão ligados à técnica aplicada pelo cirurgião, à área do corpo onde foi feita a operação, à idade, à raça e ao tempo decorrido desde a cirurgia.

Cicatrizes nas pálpebras e face tendem a serem bem menos visíveis em médio prazo do que as no tórax e no abdome. A idade é um fator importante também. As cicatrizes nos idosos são muito menos aparentes que nos adultos e nestes menos evidentes do que nas crianças, quando são frequentemente hipertróficas.

Há certa predisposição racial, pois negros e amarelos têm maior tendência a cicatrizes esteticamente piores, quando comparadas a brancos nas mesmas condições. Cicatrizes recentes são sempre mais aparentes, porém após algum tempo tornam-se melhores esteticamente. O conhecimento desses fatos é importante para informar os pacientes, evitando-se, assim, mal-entendidos.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER