A classificação dos jogos tem como objetivo padronizar, mostrar a sua função dentro de um programa de lazer e recreação. Ela é muito extensa e seria impossível citar todos, mas podem ser associadas em diferentes categorias que surgiram por alguns autores.
Na visão de Ferreira (2003), os jogos são classificados da seguinte forma:
Grandes jogos:
São os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar.
Pequenos jogos:
São aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força.
Revezamento ou estafeta:
São jogos que são organizados pelo revezamento dos participantes para a concretização das atividades, deve ser realizada em grupo e respeitar as potencialidades de quem participa do jogo, é um jogo muito indicado para a infância, exigem combinados como correr, saltar, girar.
Jogos aquáticos
São jogos realizados dentro d’água, têm um valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.
Jogos sensoriais
São utilizados os sentidos (visão, tato, audição, olfato e o paladar), é muito bom para desenvolver a capacidade de raciocinar, pensar e minimiza a tensão.
Jogos sociais de mesa
Geralmente são realizados na mesa, de cunho educativo, sem despertar o interesse de jogos de azar.
Não basta falar apenas sobre as classificação e tipos de jogos, é necessário falar também sobre habilidades e interesses de acordo com cada modalidade. Para ajudar nessa compreensão, trazemos Caillois (1994), que analisa as habilidades e interesses, dividindo-as em:
- Jogos de azar: são os jogos praticados em “cassinos”, bancas, mesas, roletas, bingo, loterias.
- Jogos de competição: esse jogo tenta criar situações ideais de competição, mas isso nunca será alcançado, já que o meio interfere de diferentes formas na construção do indivíduo.
- Jogos de imitação: são jogos em que os participantes incorporam em si o papel de determinado personagem, nas crianças este jogo se caracteriza pela imitação do adulto, o prazer está em se passar por outro.
- Jogos de vertigem: esse jogo tem o objetivo de destruir a estabilidade de percepção do corpo humano, ou seja, busca atingir certo tipo de espasmo, afastamento da realidade e transe. A criança sabe que ao rodar rapidamente, atinge um estado de fuga e evasão. Isso pode acontecer com giros, volteios, rápidas trocas de direção.
Antes entendemos a visão de Ferreira sobre a classificação dos jogos e as habilidades necessárias na percepção de Caillois (1994) e agora, queremos trazer a visão de Melo (1981) sobre as classificações. Para ele, elas são as seguintes:
- Jogos de seleção: esses jogos utilizam a separação das equipes ou dos participantes com par ou ímpar, palitinhos.
- Jogos gráficos: são realizados em cima de algum traçado ou desenho como, por exemplo, a amarelinha, xadrez, dama.
- Jogos de competição: são disputados por meio do físico entre participantes, como as pegas, cabo de guerra, disputa de braço.
- Jogos de salão: exigem a coordenação motora fina em ambientes fechados ou restritos, como o baralho, quebra-cabeça.
- Jogos com música: são realizados ao som de um ritmo, como o karaokê, cantigas de roda.
Dentro dessas importantes definições, é importante também compreender como as atividades se separam em ativas e passivas.
Atividades ativas:
- Atividades motoras: são aquelas que exigem um físico bem preparado, como os jogos infantis e os esportes em um todo.
- Atividades intelectuais: utiliza mais a inteligência, como o jogo de xadrez, quebra cabeça.
- Atividades artísticas: são aquelas que podem ser: desenhos, pinturas, esculturas.
- Atividades de risco: é uma atividade que o participante coloca em provação sua própria integridade física como paraquedismo, voo livre, mergulho profundo.
Atividades passivas:
- Atividades sensoriais: os participantes interagem com a atividade como, torcida de estágio, que grita, balança os braços.
- Atividades Transcendentais: se mistura com o ócio (é “nada fazer” de forma lúdica, positiva e opcional. Pode até ser uma opção de lazer) pela participação do público, como ver pinturas em museu, admirar o pôr do sol, ouvir música.
Classificação dos jogos por faixa etária
- Adulta: são jogos para maiores de dezoito anos.
- Infantil: são para crianças com até sete anos.
- Infanto juvenil: são para crianças de oito a doze anos.
- Juvenil: são para jovens com mais de doze anos.
- Mista: são para várias faixas etárias, como netos e avós juntos.
- Terceira idade: são para as pessoas que têm mais de sessenta anos.
Ambiente de realização dos jogos: internos e externos
Internos
São realizados em salão de festas, de ginásticas, musculação, ginásios esportivos. Salões de jogos podendo jogar: sinuca, tênis de mesa e outros. Salões de jogos de mesa: buraco, biriba, dama. Estande fechados: como tiro ao alvo e arco e flecha; sala de jogos eletrônicos.
Externos
São realizados em campos de futebol, beisebol etc.; quadras poliesportivas com os esportes individuais e coletivos; playgrouds infantis; piscinas; pátios para comemoração de datas especiais; pistas de atletismo; hortos com pistas diversas, quadras, lagos, ciclovias.
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