Entenda a origem da atmosfera terrestre

Entenda a origem da atmosfera terrestre
PEDAGOGIA
Estudos afirmam que o surgimento da atmosfera terrestre ocorreu a 4 bilhões de anos. Depois que a Terra sofreu um grande aquecimento fazendo com que a mesma abolisse uma quantidade ampla de gases e vapor de água que foram se dissipando para o espaço, tendo uma quantidade que se prendeu ao redor da Terra devido à força gravitacional.

Neste período, a atmosfera apresentava gases com substancias venenosas, sendo impossível a existência de vida na terra. Porém, com o aparecimento dos oceanos e das plantas marinhas, a terra sofreu novas alterações, que por meio da respiração das plantas (fotossíntese) transformou a situação que se encontrava na Terra.

A atmosfera, tal qual a conhecemos hoje, é um resultado de alterações ocorridas a aproximadamente 65 milhões de anos. Agora ela é constituída por diferentes gases muito importantes para a proliferação da vida no planeta.

Composta por várias camadas que se distingue devido às alterações físicas e químicas, a atmosfera terrestre é dividida da seguinte forma (da mais baixa para a mais alta): troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER