Pesquisar

O Espaço como um ambiente de aprendizagem

Na sua concepção mais comum, o termo espaço significa: “Extensão indefinida” (Aurélio). Tal definição nos dá uma ideia do espaço como algo “físico”, ligado aos objetos que são os elementos que ocupam o espaço.

Quando entramos pela primeira vez na casa de alguém, conseguimos identificar de maneira ponderada ou não sua personalidade e o seu modo de vida, pela disposição dos móveis, a decoração, os quadros ou as fotografias. A maneira como tudo isso é disposto em um ambiente, o modo como é organizado no espaço, são mensagens que recebemos de uma maneira direta.

O mesmo exemplo pode ser citado em um ambiente escolar. Quando entramos em uma escola, os móveis e sua distribuição, os espaços, as pessoas, etc., tudo nos informa sobre o fala do tipo de atividades que ali é realizado se realizam, da comunicação entre os alunos dos diferentes grupos, das relações com o mundo externo, dos interesses dos alunos e dos professores.

Segundo Forneiro, podemos destacar dois termos que estão intimamente ligados, porém com significados distintos:

“O termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais destinados para a atividade, caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. O termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e as relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto)” (Forneiro, 1998, p. 232).
Do ponto de vista educacional, podemos entender o ambiente como uma estrutura formada por quatro dimensões. Veremos a seguir quais são elas.
Dimensão Física

Compreende os objetos e materiais que compõem o ambiente. É o espaço físico, como o mobiliário, elementos decorativos, etc.
Dimensão Funcional

É caracterizada pela forma de utilização dos espaços. Um tapete pode servir tanto para um encontro e comunicação quanto um canto de construções, por exemplo. Dessa maneira podemos falar em canto das construções, do jogo simbólico, da música, da biblioteca, etc.
Dimensão Temporal

Refere-se à organização do tempo, portanto ao período em que serão utilizados os diferentes espaços. O tempo das atividades está necessariamente ligado ao espaço onde se realiza cada uma delas.
Dimensão Relacional

Refere-se às diferentes relações que se estabelecem dentro da sala de aula, como os modos de se ter acesso aos espaços, às normas e a forma como se estabelecem os grupos para a realização das atividades (grandes ou pequenos grupos, duplas, individual).

Na Educação Infantil, a forma de organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens:

“O ambiente da sala de aula é muito mais do que um lugar para armazenar livros, mesas e materiais. Cuidadosamente e organizadamente disposto, acrescenta uma dimensão significativa à experiência educativa do estudante, atraindo o seu interesse, oferecendo informação, estimulando o emprego de destrezas, comunicando limites e expectativas, facilitando as atividades de aprendizagem, promovendo a própria orientação e apoiando e fortalecendo através destes efeitos o desejo de aprender” (Loughlin e Suina, 1987 p. 16).

Dessa forma, faz-se necessário compreender que o espaço físico escolar, dependendo de como os elementos estão dispostos, pode contribuir de maneira positiva ou negativa para a interação e também para a aprendizagem.
Para que fique mais claro, a seguir, iremos apresentar alguns elementos importantes a serem destacados na hora de organizar o espaço, a fim de promover as diversas vertentes do aprendizado.
Mobília
: O mobiliário é uma peça muito importante e deve-se levar em consideração na hora de organizar o espaço de aprendizagem. É necessário que a estruturação desse espaço seja bem distribuída, de forma a contribuir enormemente para que a criança construa sua própria noção de espaço. Desse modo, a própria maneira de organizar o espaço constitui, em si mesma, um conteúdo de aprendizagem.

Materiais Didáticos: Constituem outro indicador muito válido, pois apresenta os tipos de atividades a serem realizadas pelas crianças e a forma com que as educadoras abordam as necessidades delas, sejam elas de cunho emocional ou cognitivo.

Decoração: A sala de aula é um lugar propício à educação. Dessa forma, a decoração, como as cores, a exposição dos trabalhos feitos, a exposição de numerais ou até mesmo o alfabeto, podem contribuir de forma positiva no ensino-aprendizagem.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso portal e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite também para conhecer nossos cursos e ampliar seus conhecimentos.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde no assunto!
Conheça os cursos na área da Educação.

Mais artigos sobre o tema

Educação

O saque no volei

O Voleibol, também conhecido como Vôlei, é um dos esportes coletivos mais difundidos e praticados no Brasil. Faz parte da grade curricular da Educação Física

ler artigo »

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading