O Mercado Consumidor

O Mercado Consumidor
MARKETING

São várias as definições de mercado disponíveis na literatura contemporânea.

Cabe aqui ressaltar dois tipos formulados por SIMÕES (1986):

1)A soma das forças ou condições segundo as quais os compradores e vendedores pontuam decisões que geram a transferência de bens e serviços.

2)A demanda agregada dos compradores em potencial de um produto ou serviço.

É possível descrever o mercado como o conjunto formado por vendedores e compradores que localizam-se em um mesmo espaço geográfico, que pode ser de um determinado produto, ou similar, de uma fase particular do comércio ou de um momento específico.

Dessa forma, considera-se que o mercado consumidor é o grupo de pessoas, ou organizações, que buscam os bens ou serviços que uma empresa vende para atender às suas necessidades.

Por isso é extremamente importante que o empreendedor conheça as pessoas e as organizações que poderão comprar suas mercadorias ou buscarão seus serviços.

Nesse sentido, quanto maior a quantidade de informações sobre essas pessoas, ou organizações, maiores serão as chances de acertar na definição de quais serão as suas mercadorias, que irão atender às necessidades, desejos e exigências do mercado consumidor.

Subentende-se que, primeiramente, para se efetivar um excelente plano de marketing , seja imprescindível a definição e decodificação dos potenciais regionais, que serão a base do todo do planejamento organizacional que se desenvolve paralelamente ao marketing.

O marketing faz uso de alguns conceitos importantes que devem ser compreendidos para sua explanação: valor para o consumidor e satisfação do consumidor. Dessa forma, volta-se totalmente para as atividades que envolvem a comercialização.

São muitas as estratégias de marketing e a escolha dependerá: Dos recursos disponíveis do candidato; Da homogeneidade dos segmentos; Da força da concorrência; Do conhecimento que o eleitor possui do candidato.

Quando as ações do marketing são direcionadas para campanhas políticas, o discurso deve ser consistente, embasando algumas temáticas que representem grandes demandas, como: Segurança/violência; Emprego; Saúde; Educação; Retomada do desenvolvimento com o apoio de pequenos e médios agricultores; Juros altos e reforma tributária; Justiça social e significativos programas de erradicação da pobreza, entre outros.

Na referida campanha eleitoral , considera-se que os perfis dos candidatos estarão alavancados pelos profissionais reconhecidos popularmente como "marqueteiros", cujo trabalho consistirá no ajustamento do discurso dos candidatos, visando direcionar aos mesmos maior visibilidade por meio da comunicação.

Nesse sentido, mais uma vez enfatiza-se a grande necessidade do candidato definir quais serão os seus segmentos de mercado. Principalmente, qual será a localização geográfica e qual será a identificação comportamental dos eleitores considerados "alvo".

Será o maior conhecimento sobre o eleitor que desencadeará pontos a serem ajustados em programas e mensagens políticas.

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