Pesquisar

Frequência Cardíaca (FC)

A frequência cardíaca é representada pelo número de vezes que o coração bate por minuto, seria um indicador do trabalho cardíaco. É controlada pelo nódulo sinoatrial (SA) também conhecido como o marca-passo natural do coração.

O valor de referência da frequência cardíaca pode variar com a idade do paciente. Sendo assim, em um adulto sedentário o valor normal é de 70 a 80 batimentos por minuto, em atletas a frequência cardíaca é de 50 batimentos por minuto. Em crianças de 2 a 6 anos é de 100 a 110 batimentos por minuto, crianças acima de 8 anos até adolescência é de 80 a 100 batimentos por minuto. Em recém-nascidos até 23 meses é de 120 a 140 batimentos por minutos.

Como mensurar a frequência cardíaca?

A frequência cardíaca em geral é mensurada por palpação manual da artéria radial, um pouco acima do punho, por um período de um minuto. Pode também ser mensurada pelo pulso carotídeo, este é mais utilizado quando não se é possível sentir o pulso radial, ou em casos de parada cardiorrespiratória, onde somente o pulso carotídeo é aferido.

Ao se examinar o pulso, é importante além da frequência e ritmo, estar atento a forma de onda do pulso e a característica do próprio vaso.

Cuidados de Enfermagem

A verificação do pulso deve ser realizada apenas pelo dedo indicador e médio, não encostando o seu polegar no braço do paciente, pois o polegar é o único dedo que possui pulso, e isso pode interferir na contagem da frequência de pulso do paciente.

Também não se deve apertar demais o braço do paciente, esta ação pode causar o garroteamento da artéria radial e ulnar, diminuindo o fluxo sanguíneo no local e permitindo a contagem errônea.

Em casos de PCR, ou instabilidade do quadro do paciente o pulso de escolha para verificação da frequência é o pulso carotídeo.

Deve-se estar atenta a pacientes com irregularidade vascular, pois o pulso será diminuído e pode confundir a contagem da frequência de pulso.

Em pacientes com arritmia a verificação da frequências cardíaca deve ser realizada através da ausculta cardíaca por um minuto, uma vez que, algumas arritmias produzem valor de pulso irregular e consequentemente a mensuração da frequência cárdica pelo pulso pode gerar um valor errôneo.

Ao encontrar valores alterados deve-se comunicar imediatamente ao médico e/ou a enfermeira, prevenindo possíveis complicações

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Enfermagem em Cardiologia e Enfermagem em Cardiologia e Eletrocardiograma, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading