Órgãos linfoides: O que são e quais as suas funções?

Órgãos linfoides: O que são e quais as suas funções?
ESTETICA

O baço, o timo e as tonsilas são considerados órgãos linfoides. Apesar de não possuírem associação direta com a circulação linfática, estas estruturas fazem parte do sistema imune do organismo.

A produção de linfócitos é a principal função órgãos linfoides. Os linfócitos exercem importante papel no desenvolvimento das respostas imunológicas, produção de anticorpos e reações imunes.

O baço situa-se no lado esquerdo da cavidade abdominal, junto ao diafragma, ao nível das 9ª, 10ª e 11ª costelas. Apresentam duas faces distintas, uma relacionada com o diafragma e outra voltada para as vísceras abdominais.

Na face visceral localiza-se o hilo do baço, por onde penetram vasos e nervos.

O timo é um órgão linfático situado na porção anterossuperior da cavidade torácica, abaixo do osso esterno.

Na infância possui tamanho considerável e exerce importante papel na defesa orgânica, porém com o passar dos anos vai atrofiando-se gradualmente até a idade adulta, quando pode inclusive ser totalmente substituído por tecido adiposo.

As tonsilas são vários tecidos linfoides situados na mucosa de revestimento das cavidades bucal e faríngea. As tonsilas palatinas localizam-se uma em cada lado da parede póstero-lateral da garganta, as tonsilas faríngeas localizam-se na parte nasal da faringe e as tonsilas linguais estão localizadas na face dorsal da língua.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Drenagem Linfática Corporal e Facial e Abdominoplastia: pré e pós-operatório, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER