Pesquisar

A importância do cálcio na contração muscular

As regulações químicas são essenciais para o desencadeamento dos processos que resultam nas funções de todos os organismos vivos. As substâncias orgânicas que possibilitam o funcionamento do corpo humano são diversas e amplamente estudadas em todas as áreas da saúde, fazendo parte do conteúdo de farmacologia.

Quando investigamos as funções dos sistemas do corpo humano aprendemos sobre seu funcionamento e entendemos as cadeias de reações que ocorrem no organismo. Uma dessas funções, tão importantes para o indivíduo, é a contração muscular, que como veremos a seguir, é dependente de íons de cálcio para que aconteça.

Podemos entender por contração muscular a capacidade de um músculo de gerar tensão. Esse é um processo que ocorre pela interação neuromuscular, através do deslizamento, que causa uma sobreposição, de filamentos contráteis presentes no músculo. Esses filamentos são chamados de actina e miosina.

O elemento cálcio é de extrema importância no processo de contração muscular. Ele não apenas faz parte, como é essencial para que se realizea sequência de acontecimentos que possibilitam essa atividade no organismo.

De forma geral e resumida, para que seja possível ocorrera contração muscular o sistema depende da disponibilidade dos íons de cálcio. Já o relaxamento muscular ocorre como resultado da ausência ou diminuição deste íon no citoplasma celular.

As células musculares apresentam um retículo endoplasmático próprio e específico, chamado de retículo sarcoplasmático, que armazena os íons de cálcio. O retículo sarcoplasmático também tem a função de regular o fluxo desses íons de cálcio dentro da célula muscular. A regulação feita por essa organela promove a realização dos ciclos de contração e descontração muscular.

Para entender como ocorre à contração muscular devemos primeiramente compreender que uma unidade motora é estruturada pelo conjunto formado por um neurônio e as fibras musculares que esse neurônio inerva.

Através da geração de um impulso nervoso o sistema comanda a despolarização da membrana da unidade motora. Quando ocorre a despolarização, o retículo sarcoplasmático abre os canais de cálcio,liberando esses íons de forma passiva. Os íons de cálcio se ligamaos filamentos finos e grossos presentes nos músculos, que interagem com o cálcio e entre si, ocasionando, assim, a contração muscular. Os filamentos finos são formados pelos filamentos deactina e os filamentos grossos são formados pelos filamentos de miosina.

Podemos dizer que a contração muscular acontece quando ocorre a interação da actina e da miosina, que são essas proteínas contráteis dos músculos que citamos anteriormente. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e de energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático através dos canais de cálcio.

Também é importante entender que o sarcômero é a unidade contrátil da fibra muscular. È nesse local que o músculo vai apresentar o encurtamento, ou seja, onde haverá a contração muscular.

Resumindo o processo, a interação dos filamentos se dá da seguinte forma: o neurônio motor comanda a despolarização na unidade motora, fazendo com que o retículo sarcoplasmático libere cálcio no citoplasma celular e,na presença do cálcio, a miosina se liga à actina, utilizando a energia da quebra de ATP, ocorrendo, então, o deslizamento entre as proteínas de filamento fino e de filamento grosso, encurtando o sarcômero e resultando, dessa forma na contração muscular.

Com a descontinuação do impulso nervoso, ocorre a repolarização da unidade motora o que provoca a descontração muscular. Com a polarização, o retículo sarcoplasmático das células musculares transporta os íons de cálcio de volta às cisternas. Isso faz com que cesse a atividade contrátil do músculo e ocasiona, assim, o seu retorno ao estado inicial de repouso.

Portanto o cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da proteína miosina na proteína actina.

Como podemos verificar o cálcio é imprescindível para que aconteçam as contrações musculares. Isso é, sem este íon não seria possível ocorrer a contração nas fibras dos músculos e a musculaturasempre estaria no estado de relaxamento e inércia.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Nutrição Esportiva. Conheça também nosso portfólio de cursos na área de Nutrição.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading