Alcaloides

Alcaloides
FARMACIA
Alcaloides são compostos orgânicos possuindo nitrogênio ligado ao anel heterocíclico, funcionando como produto de excreção, agindo como reserva de nitrogênio, o que atribui suas propriedades alcalinas. Têm um importante papel na regulação do crescimento e defesa da planta, localizando-se nas folhas, sementes, caules e raízes.

Desde a época dos alquimistas, esses compostos sempre foram utilizados. Eles não tinham o domínio das fórmulas estruturais, porém conheciam as propriedades e os atributos destes compostos.

Trata-se de compostos com características muito peculiares, em que seus constituintes e propriedades químicas unem-se a uma elevada toxicidade, sendo usados na fabricação de fármacos. Alguns são excelentes remédios, porém outros potentes venenos naturais.

Atuam no sistema nervoso central e autônomo, cujas principais ações terapêuticas são: anestésica, analgésica, neurodepressoras e psicoestimulantes, tendo como exemplo a morfina, cafeína, atropina e quinina. Alguns podem apresentar efeitos cancerígenos, já outros, antitumorais.

Os nomes mais comuns, geralmente possuem o sufixo ina: cafeína (do café), cocaína (da coca), pilocarpina (do jaborandi), papaverina, morfina, heroína, codeína (da papoula), papaína (do mamão) etc.



Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER