História da Farmacologia

História da Farmacologia
FARMACIA
Ao longo dos anos, muitas pessoas morreram por falta de conhecimento dos medicamentos. Por isso, houve necessidade de melhorias na saúde, apesar de ainda termos muito no que trabalhar. Conheça a seguir essas modificações.

Evolução da Farmacologia:

Século 16 a.C - Papiro de Ebers (Egito) utilizou-se de uma variedade de fármacos. Ex: cerveja, mirra, sal, pedras preciosas, sangue de lagarto, dentes de suínos, gordura de gansos, etc.

Na Índia, Roma e Grécia - Hipócrates, ao sistematizar os medicamentos narcóticos, febrífugos e purgantes, inaugurou uma nova era para a cura de enfermidades.

Século X - Foram criadas as primeiras boticas (Farmácias) na Espanha e França.

Antiguidade - O primeiro documento farmacêutico data de 2500 a.C.

Filósofos - Hipócrates foi considerado o pai da Medicina e Galeno o da farmácia e o precursor da alopatia. (Tratamento em que o médico administra ao doente medicamentos que produzem efeitos contrários aos sintomas da doença que se deseja combater. Por exemplo, se o paciente tem febre, o médico receita um remédio que faz baixar a temperatura.)

Jesuítas - Foram os primeiros a instituir enfermarias e boticas em seus colégios.
Metade do século XIX - Carl Binz estuda a Quinina e o envenenamento pelo cianeto.

1897- Felix Hoffman sintetiza o ácido acetilsalicílico, conhecido hoje como AAS®, utilizado com finalidade analgésica (combatendo a dor), antitérmico (combatendo ou diminuindo a febre), anti-inflamatória (combatendo ou diminuindo a inflamação) e antirreumático (combatendo ou diminuindo o reumatismo).

1910 – Paul Ehrlich anuncia a preparação da arsfenamina, usada contra sífilis, que é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, caracterizada por lesões da pele e mucosas.

1914-1919 - Desenvolve-se a terapia antimicrobiana.

1920 - O mercurocromo é introduzido como antisséptico.

1927- Kann descobriu a oxitocina (Oxiton®), usada futuramente para indução do trabalho de parto, de uso exclusivo da farmácia hospitalar.

1928 - Fleming descobre a penicilina, usada futuramente para combater diversas infecções.

1493-1541 – O cientista Paracelso introduziu novos medicamentos, defendendo a prescrição simples e, durante essa época, ocorreu o descobrimento dos primeiros antineoplásicos.

1943 -
Surge a estreptomicina, antimicrobiano usado no tratamento da tuberculose.

Após o histórico anterior, observamos que a saúde da humanidade foi modificada em cada época, pois houve avanços na saúde, com diversas descobertas sobre sínteses de novos medicamentos, antissépticos, etc.

Essas descobertas foram de extrema importância para o avanço tecnológico, para que atualmente esses medicamentos fossem usados de maneira correta, na dosagem certa, prevenindo e combatendo as patologias diversas.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER