Teoria sistêmica

Teoria sistêmica
FISIOTERAPIA

O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou, por volta da década de 60, uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais: a teoria geral de sistemas.

A partir da teoria geral de sistemas os diversos campos do conhecimento passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas, o que não foi diferente no campo da administração.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam se funcionassem isoladamente. O sistema pode ser fechado ou aberto:

1. Sistema fechado
- Sem intercâmbio com o ambiente externo;
- Não existem sistemas totalmente fechados;
- Saídas invariáveis.

2. Sistema aberto
- Têm intercâmbio com o ambiente externo;
- São influenciados e influenciam o ambiente pelas entradas e saídas;
- Adaptam-se para sobreviver.

A teoria sistêmica da administração considera que a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema com elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. Nesta perspectiva, a organização reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se para sobreviver e ser competitiva.

 

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER