Fonação

Fonação
FONOAUDIOLOGIA
A voz é produzida na laringe, através da vibração das pregas vocais, isto ocorre devido ao ar que vem dos pulmões. Nos sons surdos ou desvozeados, e na respiração em repouso, as pregas vocais estão separadas e a glote está aberta, quando ocorre o movimento contrário, ou seja, as pregas vocais encontram-se unidas e a glote está fechada, o ar tem de forçar sua passagem, fazendo-as vibrar, com isso temos os sons sonoros ou vozeados.

As pregas vocais podem ficar em outras posições, que não são usuais na nossa língua, formando outros sons:
• Quando as pregas vocais estão juntas em toda a sua extensão, a glote está fechada, porém, observa-se um afastamento das aritenóides, com isso forma uma pequena abertura na glote, resultante num som sussurrado.
• Se a corrente de ar é interrompida bruscamente na glote pelo fechamento por um período mais longo das pregas vocais, temos um som denominado oclusão glotal.
• Quando as pregas vocais continuam abertas e não há vibração por um período mais prolongado após a soltura da articulação da consoante, quando os órgãos já estão posicionados para a produção do segmento seguinte, formando sons aspirados.
• Quando ocorre a vibração das pregas vocais, porém as aritenóides permanecem afastadas, pode ocorrer um escape extra de ar, formando o som murmurado.
• Quando ocorre a vibração lenta dos ligamentos das pregas vocais, fazendo com que o som produzido seja tremulado.

Resume-se o processo fonatório por diversos estados da glote e consequentemente excitação acústica da corrente de ar ao passar pelas pregas vocais. Afirmam também que o tamanho e a espessura das pregas vocais, juntamente com o tamanho da língua, forma e altura do palato, comprimento da distância entre a laringe e os lábios, são responsáveis pela caracterização individual da voz, com isso, distingue o tipo de voz – infantil masculina e feminina. A produção da voz é comparada a um instrumento musical (no caso um violão) podemos observar a fonte do som (pregas vocais na laringe), a modificação e amplificação do som, nas caixas de ressonância e a propagação deste som, através dos movimentos dos articuladores.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER