O assunto dessa semana traz uma grande confusão para a maior parte da população em geral: todo surdo é mudo?
A grande verdade é que a resposta para essa pergunta é: nem sempre.
Não é correto dizer que todo surdo é surdo–mudo, pois a maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Em alguns casos, surdos falam e são chamados de surdos oralizados pois desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
Ao falar de Deficientes auditivos, é comum ouvir a expressão “Surdo-Mudo”. Porém, o que poucos sabem é que esta é uma ideia equivocada e que necessita de esclarecimentos.
A maioria das pessoas acaba concluindo que os surdos são também mudos pelo fato de não ouvirem. É verídica a ideia de que nós aprendemos a falar ouvindo, porém a expressão “mudo” tem relação com outro sentido.
Como identificar uma pessoa muda?
Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.
O fato é que qualquer surdo que tenha seu aparelho fonador em perfeito estado, pode desenvolver a fala, claro que com certa dificuldade, e é preciso esforço e acompanhamento de um bom especialista.
Então, a ideia de que todo surdo é mudo deve ser completamente extinta de nossas mentes. É importante ressaltar que mesmo que o surdo não consiga falar de forma oral, ele fala com as mãos. A linguagem de sinais é também um tipo de fala, pois é através dela que se comunicam os deficientes, sendo eles surdos, mudos ou os dois.
Como se comunicar com um deficiente auditivo?
Agora que desmistificamos esse assunto, vale abordarmos também sobre a melhor forma de se comunicar com um deficiente auditivo. Por isso, separamos 4 dicas essenciais para quem deseja se comunicar com alguém que possui alguma deficiência auditiva:
1. Mantenha contato visual
É importante que exista contato visual com a pessoa surda. Evite circular e fazer movimentos bruscos durante a comunicação e escolha um local tranquilo para o atendimento, evitando lugares muito movimentados que propiciem a interrupção da comunicação.
2. Seja expressivo
Ter uma boa expressão facial é um fator essencial para atender um deficiente auditivo, assim como os elementos que completam o discurso verbal: gestos, mímicas, escrita etc.
Os gestos são de grande auxílio na comunicação com os surdos mas evite realizar sinais se você não conhece a Língua Brasileira de Sinais, pois pode ser confuso para o surdo.
Caso o surdo ainda não esteja entendendo o que você está explicando, procure outras palavras e busque sinônimos simples. É importante demonstrar paciência e empatia.
3. Evite falar muito lentamente
Importante falar de forma clara e sem exageros, usando frases curtas e simples para que o surdo consiga compreender totalmente o que está sendo dito.
Permita que a pessoa veja bem o seu rosto pois alguns surdos conseguem compreender melhor o que está sendo dito através da leitura labial.
Caso a pessoa possua algum tipo de deficiência auditiva em que ainda há alguma percepção de sons, em alguns casos aumentar o tom de voz pode ajudar na comunicação, mas lembre-se: não é necessário gritar.
4. Conheça a Língua Brasileira de Sinais
A comunicação oficial dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais. Aprender Libras, além de incrementar a sua carreira, é um meio de ampliar sua comunicação e melhorar o atendimento na sua empresa.
Caso o surdo esteja acompanhado de um intérprete, dirija-se sempre ao surdo para se comunicar. Nesse momento o cliente é ele e não o acompanhante. Isso demonstrará respeito à pessoa com deficiência auditiva
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