Evolução Tecnológica e as mudanças sociais

Evolução Tecnológica e as mudanças sociais
INFORMATICA

A tecnologia começou a surgir em um período muito distante. Podemos dizer que as primeiras invenções foram às ferramentas que o homem pré-histórico desenvolveu para aperfeiçoar a sua caça e assim obter alimento com mais facilidade. Logo veio a descoberta do fogo, que pode ser considerada como a primeira descoberta de grande importância, e como invenção, é claro que não podemos deixar de citar a roda, sendo responsável por um grande progresso nesta fase inicial.

Evolução sempre:

Toda evolução tecnológica sempre terá o intuito de deixar a humanidade em constante evolução. Este é ponto positivo que todas as tecnologias passaram para a humanidade. Assim que o carro foi inventado, por exemplo, ir de um ponto A para um ponto B, ficou imensamente mais fácil e prático, e principalmente, mais rápido. Se pensarmos no tempo em que as tecnologias foram desenvolvidas, observaremos que tudo isso ocorreu, e ainda ocorre de maneira incrivelmente rápida.

Um salto para o futuro:

Do momento em que foi inventado o primeiro automóvel, até a chegada do homem na lua, podemos ver um intervalo de apenas 80 anos. Quando falamos a palavra “apenas”, pode parecer estranho dizer que foi rápido, mas de fato 80 anos de diferença entre, o primeiro automóvel, até a primeira viagem do homem à lua, é de se pensar que isso foi muito rápido, em vista das evoluções tecnológicas que aconteceram simultaneamente neste período.

A tecnologia visa aprimorar algo e tornar a vida em sociedade mais fácil. O telefone, por exemplo, possibilitou que duas pessoas conversassem, mesmo que elas estejam a milhares de quilômetros afastados. E o telefone hoje se tornou em uma verdadeira máquina, onde podemos ouvir músicas, fazer download e tirar fotos, jogar, assistir TV, e de vez em quando faz uma ligação. A música é um exemplo fácil de mostrar como a evolução tecnológica é rápida. Primeiro surgiu a vitrola com os discos de vinil, depois as fitas K7, em seguida o Compact Disc, (CD), e por último o MP3. Podemos armazenar as músicas que ouvimos durante toda a nossa vida, ou de uma geração inteira em um pequeno aparelho.

E a sociedade?

Porém, tudo isso acarretou em mudanças sociais. Tecnologias que foram feitas para aproximar as pessoas apresentam um resultado contrário na maioria das vezes. Fora que as gerações que se acostumaram a mandar cartas e utilizava outros meios de comunicação, quando se deparam com um computador, não sabem como reagir, e acabam que sendo excluídas digitalmente. A exclusão digital, não se dá a o simples fato das pessoas não apresentarem condições financeiras para adquirir certo equipamento, mas pode ser entendida também, pelo fato de que algumas pessoas não conseguem se adaptar aos novos meios tecnológicos. Por outro lado as tecnologias já fazem parte do nosso dia-a-dia de uma forma impressionante. Quase todo mundo tem ou pelo menos sabe sobre o Facebook, Twitter, Instagram, dentre outras redes que já se tornaram comuns na vida pelo menos dos jovens.

Mudanças e mais evoluções:

As tecnologias se evoluem de modo tão rápido, que é possível que a atual geração não se adapte com as tecnologias que surgirão daqui quarenta ou cinquenta anos. Isso deixa com que as pessoas que não se adaptem, e fiquem excluídas, fazendo com que elas percam muito conhecimento e oportunidades neste processo. Fora que o significado de realidade está “mudando”. Porque a realidade virtual já está cada vez mais presente na nossa vida, que o homem está se tornando tão dependente dos aparelhos, que se tiver de voltar ao papel e caneta um dia, notarão dificuldades. As mudanças sociais devem ser refletidas, seguindo a ideia de:

- Ensinar e tornar acessível às tecnologias a todos;
- Não substituir velhos hábitos e métodos eficazes por tecnologias que podem não apresentar o mesmo resultado;
- Continuar desenvolvendo novas tecnologias para o aprimoramento da vida humana, no que diz respeito à educação e a saúde principalmente;
- Pensar em novas tecnologias que não agridam tanto o meio ambiente;

As primeiras evoluções na tecnologia visavam melhorar a forma como buscávamos alimento. Hoje ela já se encontra na busca por novas maneiras de tornar o ler, ouvir e escutar, por exemplo, de forma nova e inteligente. O homem está cada vez mais dependente da máquina, e isso mostra que esta evolução nunca irá parar, ela só tende a continuar sempre, porque o bom disso tudo é que a humanidade quer evoluir constantemente.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Informática Básica: Inclusão Digital. Conheça nosso portfólio de cursos na área de Informática.

 

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER