Qualidade de software Scrum

Qualidade de software Scrum
INFORMATICA
O Scrum é um processo de desenvolvimento que prioriza a agilidade, uma estrutura para gerenciamento de projetos ágeis. Mas e a qualidade do software Scrum como fica? Por ser um processo que quer entregar o maior valor possível dentro do menor tempo possível, há dificuldade de garantir a qualidade, principalmente pela falta de testes.

A função do analista de controle de qualidade é muito importante em um time de Scrum. A dificuldade do analista criar testes efetivos durante o Sprint é muito alto, já que nada foi realmente construído, esse é um dos principais requisitos para garantir uma maior qualidade de software no Scrum. Enquanto em um projeto normal o analista só é envolvido no final do projeto, no Scrum o analista participa das cerimônias e cumpre uma série de responsabilidades. No Scrum o analista faz parte da equipe durante todo o processo.

Além de criar os testes, o analista deve se manter em contato com o Product Owner, mostrando para ele como vai o projeto. O analista também ajuda ao Product Owner criar exigências mais próximas da realidade, criando um maior entrosamento entre os dois. Com esse maior entrosamento, será mais fácil entender e atender os requisitos do cliente, garantindo uma maior qualidade do produto.

Importância do feedback, em processos normais o ciclo de desnvolvimento-testes-correções pode se tornar muito lento. No Scrum a agilidade é essencial e como o período de testes e correções ocorre simultaneamente com o desenvolvimento, a comunicação entre desenvolvedores e usuários deve ser muita rápida. Mantendo a funcionalidade do programa em alta, fazendo o possível para diminuir esse ciclo de testes e ajustes. Para manter a qualidade do produto em alta é importante prestar atenção também: requisitos do usuário, planejar os testes, automatizar os testes e definir o que é o “pronto”.

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER