Pesquisar

Conheça os 38 florais de Bach

Os florais de Bach são essências energéticas extraídas das flores. Eles possuem como objetivo transformar estados emocionais e mentais negativos em positivos através da “lei dos opostos” denominado por Bach. Sendo assim, podemos afirmar que a tristeza pode ser substituída pela alegria, o medo pela coragem etc.

Existem no total 38 essências além do Rescue, que são a combinação de cinco essências, que são conhecidas também como essência para emergências. De todas as 38 essências, apenas uma delas não é feita por flores e sim de uma água de fonte pura, especial e curativa chamada de “Rock Water”.

O objetivo dos florais é tratar a pessoa e não a sua doença ou seus sintomas. As essências atuam na condição emocional do indivíduo afetado. Por isso que duas pessoas que apresentam a mesma doença podem utilizar florais diferentes.

Podem ser utilizados junto com outros tratamentos, não causam efeitos colaterais e figuram entre os remédios alternativos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira abaixo a lista com uma breve descrição das essências de Bach por ordem alfabética:

  1. Agrimony (Agrimonia Eupatoria) – Indicado para preocupações, tormentos e problemas em geral. É muito bom para pessoas que escondem seus sentimentos e preocupações de outros indivíduos. Agrimony ajuda a destravar a angústia e a depressão, de forma a liberar o estado emocional daquele que se sente preso dentro de si.
  2. Aspen (Populus tremuloides) – Ideal para pessoas que apresentam medos vagos ou medo de algo sem explicação e/ou desconhecidos, maus pensamentos, sentimento de medo de voltar a dormir por causa de pesadelos.
  3. Beech (Fagus sylvatica) – Recomendado para pessoas que possuem a mania de julgar e que gostam de exagerar sobre os fatos que observa. Auxilia o indivíduo a ser mais tolerante e compreensivo das diferenças entre as pessoas.
  4. Centaury (Erythraea centaurium) – Auxilia na falta de iniciativa e na fraqueza em horas decisivas. Ajuda o indivíduo a buscar o seu eu interior, se tornando mais positivo e mais ativo.
  5. Cerato (Cerastostigma willmottiana) – Auxilia na busca da individualidade e no livramento de influências negativas oriundas de fora. Muito bom para pessoas que não sentem confiança e que estão sempre perguntando a opinião alheia.
  6. Cherry Plum (Prunus Cerasifera) – Indicado para aqueles que sentem medo, ajuda a afastar a ideia de suicídio além de controlar a ansiedade.
  7. Chestnut Bud (Æsculus hippocastanu) – Para pessoas que nunca aproveitam as oportunidades. Ideal também para pessoas que continuam repetindo os mesmos erros e que não conseguem aprender com as experiências da vida.
  8. Chicory (Chicorium intybus) – Auxilia ao combate contra o egoísmo e a possessividade. Muito bom para pessoas que não conseguem ver nada de errado, auxilia na compreensão sobre o amor como um sentimento natural.
  9. Clematis (Clematis recta) – Ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos e estabilidade, ajuda também para a falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais desatentos.
  10. Crab Apple (Malus pumila) – Ideal para limpeza interior, libertando assim a pessoa na compreensão das desordens físicas, de forma que ela entenda que isso começa dentro de si mesma. Além disso, ajuda a pessoa a manter o controle para assim reverter situações que estão em desordem.
  11. Elm (Umus procera) – Para pessoas que esperam fazer algo importante na vida e que será benéfico para o mundo. Muito bom para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades e sempre exaustos. Auxilia no reconhecimento e no respeito dos próprios limites físicos.
  12. Gentian (Gentiana amarella) – Ideal para pessoas que se sentem desencorajadas, e que precisam enfrentar as dificuldades como oportunidade de crescer. Este floral ajuda a transformar as dúvidas de modo a compreende-las. Também encoraja no desafio frente aos obstáculos e na superação de perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.
  13. Gorse (Ulex europaeus) – Auxilia no desânimo e na desesperança daqueles que não confiam no próprio potencial para reverter situações complicadas. Também ajuda a trazer coragem para continuar na batalha do dia a dia.
  14. Heather (Calluna vulgaris) – Para pessoas que buscam por companheirismo e também para os que se sentem sozinhos e infelizes. Ajuda a acalmar o medo, a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo sobre si mesmo.
  15. Holly (Ilex aquifolium) – Para pessoas que se sentem atacadas por pensamentos oriundos de inveja, ciúmes ou qualquer tipo de sentimento negativo. Ajuda a trazer proteção contra energias negativas vindas de fora. Indicado para quem costuma passar mal ao ver o sucesso de outras pessoas e para quem desconfia de todos.
  16. Honeysuckle (Lonicera caprifolium) – Recomendado para pessoas que gostam de viver no passado e permanecem ligadas o tempo todo às memórias de perda de parentes ou amigos.
  17. Hornbeam (Carpinus betulus) – Traz equilíbrio mental e físico, trazendo força para a realização de tarefas, além de trazer poder, força e determinação para trabalhar.
  18. Impatiens (Impatiens glandulífera) – Para pessoas que querem tudo sem nenhum atraso, pessoas que não tem paciência e não gostam de perder tempo. Auxilia a acalmar a irritação, alivia a dor e a tensão.
  19. Larch (Larix decíduas) – Para pessoas que se consideram menos importantes em relação a outros e incapazes de realizar qualquer coisa. Auxilia no surgimento de força e determinação para um crescimento forte e sadio. Ajuda também a minimizar o sentimento de inferioridade, falta de confiança no próprio valor e no desânimo.
  20. Mimulus (Mimulus guttatus) – Ajuda fortemente contra o medo de doenças, dor, desgraças, acidentes. Auxilia na volta da confidência e felicidade.
  21. Mustard (Sinapis arvensis) – Ajuda a trazer suporte e estabilidade para pessoas que sentem melancolia e tristeza quase de forma profunda, desesperada ou depressiva. Também é indicado para os que pensam que jamais serão felizes. Ideal para depressão sem explicação.
  22. Oak (Quercus robur) – Muito bom para pessoas que estão sempre lutando com uma desabilidade crônica ou doença e que jamais aceitam derrota.
  23. Olive (Olea europaea) – Para pessoas que sofrem mentalmente ou fisicamente, sentem-se exaustos por causa de alguma dor, batalha ou doença. Auxilia na renovação da força trazendo vitalidade. Tira o cansaço e o esgotamento mental e físico, sendo muito utilizado para períodos estressantes decorrentes de crises, problemas de saúde e separações.
  24. Pine (Pinus sylvestris) – Auxilia na eliminação do sentimento de culpa e combate a baixa autoestima. Ajuda o indivíduo a confiar nas suas potencialidades e continuar perseverante no trajeto da vida. Este floral possui propriedade de limpeza, de modo que ajuda a limpar e clarear obstrução nos segmentos físico e/ou mental.
  25. Red Chestnut (aesculus carnea) – Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Bom para acalmar a mente, ansiedade e o medo. Elimina a insegurança de modo a trazer coragem.
  26. Rock Rose (Helianthenum nummalarium) – Recomendado para casos onde não existe saída. Ajuda a dar coragem para aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Muito bom para quem treme ao estar em situações difíceis ou inesperadas, ou até mesmo para aqueles que tem medo de viajar. Ajuda a tranquilizar o sono e combate o medo noturno.
  27. Rock Water (Aqua petra) – Ideal para pessoas que são muito exigentes com a maneira em que vivem e não se permitem aproveitar a vida porque acreditam que precisam preservar sua própria imagem, seguindo o modelo da perfeição. Ajuda a eliminar a tensão que fica acumulada nos músculos e nas juntas.
  28. Scleranthus (Scleranthus annuus) – Recomendado para pessoas que apresentam dificuldade em decidir entre duas coisas, de modo a trazer claridade e abertura para a percepção.
  29. Star of Bethelehem (Ornithogalum umbellatum) – Bom para clarear a mente, limpando o inconsciente de traumas físicos e emocionais, principalmente em casos de acidente ou da perda de um ente querido. Alivia tensões, dor e traumas.
  30. Sweet Chestnut (Castanea sativa) – Ajuda o indivíduo a encarar a verdade e realizar mudanças importantes para seguir a vida adiante.
  31. Vervain (Verbena officinalis) – Bom para pessoas que tem princípios fixos e ideais e que não gostam de mudanças. Muito bom para combater o estresse.
  32. Vine (Vitis vinifera) – Recomendado para pessoas autoritárias, tirânicas, insensíveis, inflexíveis, para aqueles que buscam excessivamente o poder. Para pessoas que são sádicas e cruéis. Ideal também para aqueles que buscam impor suas vontades sobre os outros.
  33. Walnut (Juglans regia) – Para pessoas que tem ambições e que se sentem tentadas a levar adiante suas próprias ideias. Ajuda a dar proteção sobre influências exteriores.
  34. Water Violet (Hottonia palustris) – Recomendado para pessoas que necessitam tomar decisões muito importantes na vida. Também para aqueles que gostam de fazer coisas do seu próprio jeito e preferem ficar sozinhos.
  35. White Chestnut (Aesculus hippocastanum) – Auxilia a acalmar e a clarear a mente, de modo a ajudar a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Bom para dor de cabeça, depressão, irritabilidade.
  36. Wild Oat (Bromus ramosus) – Para pessoas que possuem grandes ambições e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Ajuda a eliminar a depressão e o desânimo.
  37. Wild Rose (Rosa canina) – Bom para eliminar a exaustão e a falta de vontade de buscar e lutar por aquilo que deseja.
  38. Willow (Salix vitelina) – Bom para a cura de amargura, ressentimento e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e de não se culpar pelos outros ou pelas coisas que acontecem.

Os florais vêm sendo utilizado como remédios ao longo dos anos, sendo utilizados por diversas pessoas como medicina alternativa. Tratando de ansiedades e angústias, o florais se popularizaram e são excelentes alternativas ou até complemento de tratamentos tradicionais.

Curtiu esse conteúdo? Coninue nos acompanhando, conheça nosso curso online sobre Aromaterapia e continue aprofundando seus conhecimentos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Conhecimentos Gerais.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading