A diferença entre noradrenalina e adrenalina

A diferença entre noradrenalina e adrenalina
MEDICINA

A adrenalina é um hormônio neurotransmissor muito conhecido, ele é secretado pelas glândulas suprarrenais. A adrenalina é responsável por preparar o corpo para grandes esforços, ela acelera o coração e, em alguns casos, aumenta a força muscular da pessoa. Em casos de choque anafilático (uma crise alérgica que pode ser fatal) a adrenalina é injetada diretamente no coração do paciente para que o mesmo volte a respirar normalmente, pois a adrenalina ajuda a minimizar a reação.

Outro hormônio que também é secretado pelas glândulas suprarrenais é a noradrenalina. Esse neurotransmissor é um precursor da adrenalina, ou seja, ele aparece antes da adrenalina ser metabolizada. A noradrenalina também pode ser usada em casos de choque anafilático, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFF) a noradrenalina tem um efeito menos potente do que o da adrenalina.

Esses neurotransmissores são muito parecidos, possuem as mesmas propriedades farmacológicas, suas diferenças são principalmente em relação a quais receptores elas estimulam. De acordo com o CFF a noradrenalina é menos eficaz para estimular o receptor Beta-2 e é tão potente quanto a adrenalina para estimular o receptor Beta-1.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Interações Medicamentosas, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Fonte: http://www.cff.org.br/pagina.php?id=570&titulo=Noradrenalina+e+adrenalina

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER