Células endometriais

Células endometriais
MEDICINA
As células epiteliais do endométrio podem aparecer como células secretoras ou ciliadas. As células estromais derivam das porções superficiais ou profundas do

Normalmente, as células endometriais aparecem no esfregaço citológico somente até o dia 10 a 12 do ciclo menstrual. Uma observação prolongada é anormal e requer investigação diagnóstica (por exemplo, dispositivo intra-uterino, terapia com drogas hormonais e anomalia endometrial).

Durante a menstruação, são observadas sob forma de elementos isolados ou de aglomerados de diversos tamanhos; as hemácias e células inflamatórias acompanham as células endometriais alteradas prestes a descamar. Nos aglutinados, as células epiteliais se dispõem na periferia e envolvem as pequenas células do córion.

As células epiteliais têm uma forma cúbica ou cilíndrica com um citoplasma às vezes vacuolizado. As células do córion podem ser reconhecidas quando se apresentam sob forma de aglomerados de núcleos comprimidos uns contra os outros.

A aspiração ou a raspagem endometrial fornece numerosas células epiteliais em melhor estado de conservação do que nos esfregaços cérvico-vaginais. A aspiração endometrial traz por vezes microfragmentos de glândulas endometriais nos quais se reconhecem estruturas acinosas ou em rosácea.

Durante a fase proliferativa, elas se apresentam de maneira aglomerada, com as células cilíndricas dispostas em paliçada, sob formas de alvéolos de cera de abelha. Um pequeno nucléolo é às vezes aparente. O aspecto cilíndrico-cúbico é evidente, o núcleo mostra uma cromatina finamente granulosa, e o pólo apical tem ocasionalmente uma borda ciliada.

Durante a fase secretora, as células epiteliais aumentam de tamanho, os núcleos são mais volumosos e arredondados, e a carga de glicogênio aparece sob forma de vacúolos citoplasmáticos claros.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER