Citologia oncótica: O que é?

Citologia oncótica: O que é?
MEDICINA

O exame de citologia oncótica conhecido também por exame preventivo do colo do útero, papanicolau ou PapTest, é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

Existem hoje em dia muitos fatores associados ao câncer de colo de útero:

• fatores como o início precoce da atividade sexual,
• a contaminação por HPV,
• o uso prolongado de anticoncepcionais orais.

Por isso a prevenção é a melhor escolha para a saúde, esta prevenção se dá pelo exame simples que é realizado em consultório médico e pode ser realizado por médico ou por enfermeiro.

O exame consiste na coleta de material do colo do útero, é simples e normalmente não dói, para ser realizado é necessário que a mulher não tenha tido relações sexuais, nem ter usado duchas e medicações nas últimas 48 horas, além disso, ela não pode estar menstruada.

Este exame deve ser realizado por toda mulher que já teve sua primeira relação sexual, anualmente e a cada dois resultados normais. Pode ser realizados novamente a cada três anos, a faixa etária, maiormente preconizada para a realização do exame é dos 25 aos 60 anos de idade.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Citologia Clínica, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER