Pesquisar

Sistema esquelético: Divisão do esqueleto

O esqueleto é um nome genérico dado para chamar a estrutura que dá a sustentação, dos seres vivos. Ele, basicamente é formado por ossos, cartilagem, ligamentos e tendões.
O sistema esquelético pode ser dividido em duas partes funcionais.

A primeira é o esqueleto axial, que representa o eixo mediano do corpo, sendo formado por ossos da cabeça (crânio), pescoço (hioide e vértebras cervicais) e tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro).

A segunda parte é o esqueleto apendicular, que representa os ossos dos membros inferiores e superiores, junto com os ossos que formam a cintura escapular e pélvica.

A quantidade de ossos no corpo humano

As pessoas possuem uma grande curiosidade em saber a quantidade de ossos que um adulto possui e aqui vamos revelar. No indivíduo adulto, quando em completo desenvolvimento orgânico, o número de ossos é de 206.

No entanto estes números podem variar levando em consideração fatores etários, individuais e critérios de contagem. Para os fatores etários do nascimento a senilidade ocorre uma redução no número de ossos.

No recém-nascido certos ossos são constituídos de partes ósseas que se soldam (unem) durante o desenvolvimento para formar um único osso no adulto. No entanto, nos idosos há tendência para soldadura de dois ou mais ossos levando a uma diminuição do número total.

A Sinostose no corpo humano

Quando nos referimos a diminuição do número total de ossos, este fato é chamado de sinostose e ocorre principalmente entre os ossos do crânio. Para os fatores individuais em algumas pessoas pode haver persistência da divisão do osso frontal no adulto, também ossos supranumerários ou extranumerários, em ossos sesamóide (inclusos em tendões musculares) e suturais.

Para os critérios de contagem os anatomistas utilizam critérios pessoais para a contagem e isto explica a divergência de resultados quando comparados. Então os sesamóides, são às vezes contados ou não. Os ossículos do ouvido médio também são ora contados ora não.
A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso.

Os ossos longos são formados por diversas camadas, veja no quadro abaixo:

Partes do Esqueleto Humano

Na totalidade do esqueleto humano, vamos abaixo detalhar cada parte.
O Crânio e os ossos da face, são formados por mais de 22 ossos diferentes, sendo 14 da face e 8 na caixa craniana e para a sua surpresa, existem 6 ossos que ajudam a compor o nosso ouvido.  

Já na Coluna vertebral é formada por vértebras que possuem entre sí diversas articulações que é o trazem a mobilidade para o nosso corpo deixando a coluna flexível. Ao todo, ela conta com 24 vértebras independentes e outras 9 fundidas.

O nosso tórax é formado por 12 pares de costelas ligados entre sí. Eles possuem o formato encurvado e chatos que são apropriados para o movimento da nossa respiração.
Ao todo, ainda temos ossos da cintura escapular, membros superiores, cintura pélvica e membros inferiores.   

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Anatomia Humana, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading