Bloqueadores dos Receptores H2 da Histamina

Bloqueadores dos Receptores H2 da Histamina
ODONTOLOGIA
Os bloqueadores dos receptores H2 da histamina são eficientes redutores da acidez gástrica.

As drogas utilizadas são:
- A principal droga prescrita deste grupo é a Ranitidina.

- Comparada com a Cimetidina, a Ranitidina tem ação mais longa e é entre 5 e 10 vezes mais potente.

- A Ranitidina tem efeitos colaterais mínimos e não produz os efeitos antiandrogênicos ou estimulantes da prolactina da Cimetidina.

- A Ranitidina não afeta a metabolização de outros fármacos.

- A Famotidina é similar à Ranitidina na sua ação farmacológica, mas é entre 20 e 50 vezes mais potente do que a Cimetidina e 3 a 20 vezes mais potente do que a Ranitidina.

Efeitos Adversos dos Anti-H2
- Vertigem,
- Cefaléia,
- Diarréia,
- Náuseas e vômitos
- Dor Muscular
- Alucinações e Confusão Mental (pacientes idosos ou administração IV)
- Ginecomastia e galactorréia e diminuição da contagem espermática (Cimetidina)

Interações da Ranitidina:
Antiácidos podem diminuir a absorção da ranitidina. Redução da absorção do cetoconazol, itraconazol e diazepam. Pode diminuir os níveis séricos de procainamida e sulfato ferroso. Diminuição dos efeitos de relaxantes musculares não despolarizantes, oxaprozina e cianocobalamina.

A ranitidina diminui a toxicidade da atropina. Aumenta a toxicidade da ciclosporina, gentamicina, glipizida, gliburida, midazolan, metoprolol, pentoxifilina, quinidina e fenitoína.

Precauções ao uso de Ranitidina
Usar com cautela em crianças menores de 12 anos e em pacientes com lesões hepáticas ou renais. A modificação da dose é necessária em pacientes com problemas renais. A terapia crônica pode causar deficiência de vitamina B12.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER