Ciência x filosofia: A diferença de ideais entre as áreas

Ciência x filosofia: A diferença de ideais entre as áreas
PEDAGOGIA

O ser humano é naturalmente movido pelo desejo por conhecimento, desde pequenos questionamos o porquê de diversos fatos, situações, coisas e demais acontecimentos que fazem parte do nosso dia a dia. O debate entre ciência e filosofia é provavelmente uma das questões que mais ressaltam essa necessidade de conhecimento, seja de qual natureza for.

Ciência
A ciência consiste na aplicação de teorias já testadas e aceitas pelo meio científico para a explicação de determinados eventos que permeiam o nosso dia a dia. A utilização da ciência na explicação dos fenômenos permite resultados conclusivos e muitas vezes irrefutáveis do ponto de vista racional, resultando em uma resposta consistente para as indagações sugeridas, como por exemplo, “porque a terra é azul?”.

Filosofia
A filosofia consiste na busca da verdade nos mais diversos aspectos, quando se trata de eventos explicáveis cientificamente, a filosofia tende a andar de mãos dadas com a ciência, o ponto dissonante entre as duas áreas diz respeito em especial a áreas que não podem ser explicadas 100% cientificamente, como por exemplo, “de onde vem o amor?”, a ciência utilizaria uma série de interações químicas no cérebro para explicar esse sentimento, porém a filosofia vai além buscando a real essência do acontecimento o que não significa necessariamente sua explicação científica.

Conclusão
Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errôneo e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área da Educação e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER