Metodologias do plano de aula

Metodologias do plano de aula
PEDAGOGIA

Para um bom plano de aula, primeiramente o professor deve focalizar quais são os seus principais objetivos e qual o caminho a ser tomado para que o alcance com sucesso. Tendo em vista o conteúdo programático a ser seguido, o professor deverá escolher um tema para a sua aula, ou seja, o conteúdo que irá ser trabalhado.

Feito isso, o professor deverá justificar o seu plano, ou seja, explicar na justificativa os porquês de o assunto estar sendo trabalhado. Nela, contém os objetivos, que são subdivididos em dois, são eles: objetivos gerais, que são baseados nos resultados finais de aprendizado do aluno, e se ele conseguiu atingir as metas propostas, e o objetivo específico, que visa analisar separadamente cada etapa de desenvolvimento.

O professor, mais do que ninguém deve estar atento ao tempo e saber conduzir as aulas de acordo com o que lhe é proposto, e isso não é nada fácil, nunca sabemos qual o tempo que levaremos para passar o conteúdo x, visto que cada turma é diferente uma da outra e reagirá diferente frente ao que não foi visto antes. O ideal é sempre ter um material sobrando, caso sobre tempo.

A metodologia se enquadra em como o professor irá trabalhar o conteúdo escolhido por ele, quais são os recursos didáticos, entre outros. Depois disso, deve-se acrescentar o que será avaliado com a aula e como será avaliado, se serão através de atividades, prova escrita, oral, trabalho, tarefas de casa participação do aluno, comprometimento, entre outros. E por fim, a bibliografia, que deverá conter tudo o que foi utilizado pelo professor na elaboração daquela aula.

A qualidade do seu plano de aula e a sua metodologia influenciará nos resultados finais, no rendimento de aprendizado da turma bem como em sua carreira como profissional da educação.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Planejamento de Aula e Interdisciplinaridade e Planejamento de Ensino. Conheça nosso portfólio de cursos na área da Educação.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER