Pesquisar

Diferença entre psiquiatra, psicólogo, psicanalista, terapeuta e terapia

Atualmente, sabemos que os aspectos emocionais influenciam o nosso comportamento, as nossas relações interpessoais e a vida familiar, social e profissional. A assistência psicológica adequada auxilia as pessoas a lidar melhor com as suas emoções, sentimentos, ideias desagradáveis, atitudes inadequadas e outras situações que levam ao sofrimento. Por isso é tão importante saber qual a diferença entre cada especialização.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Apesar de todas tratarem transtornos mentais, cada uma das três áreas tem suas peculiaridades e métodos de atuação diferentes, além de formações distintas.

Psicólogo

O psicólogo é o profissional formado na faculdade de psicologia, ciência que estuda o comportamento e a mente humana, ou seja, o psicólogo atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. O curso tem duração de cinco anos e após a formação o profissional está habilitado para exercer a profissão em áreas clínicas, escolar, organizacional, hospitalar, entre outros. Dentre as especializações, o profissional de psicologia pode escolher entre a psicanálise, psicoterapia, terapia cognitiva comportamental, psicoterapia familiar, etc. Pode-se dizer que outra diferença entre o psicólogo e os demais profissionais da área psíquica são as ferramentas ou estratégias de tratamento, sendo certo que a principal é a psicoterapia.

Psiquiatra

O psiquiatra é um profissional licenciado em Medicina, com especializações em transtornos mentais – psiquiatria. Diferente do psicólogo, esse profissional pode receitar remédios para auxiliar o tratamento. Lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, demência e os transtornos de ansiedade. É o único capacitado para receitar os remédios que possam ajudar no tratamento, tais como antidepressivos, antipsicóticos, reguladores de humor, de sono entre outros. O médico, além do atendimento hospitalar-institucional, também pode atender em consultórios, ambulatórios e centros de atenção psicossocial. Tanto na rede pública ou de modo privado.

Psicanalista

O Psicanalista é um profissional, médico, psicólogo, ou mesmo com outra formação, que possui especialização em Psicanálise – um campo clínico e de investigação teórica da mente humana, independente da Psicologia, embora derivada desta. Desenvolvida por Sigmund Freud – médico neurologista austríaco que propôs este método para a investigação da mente, do entendimento sobre a vivência e o comportamento do homem enquanto sujeito do inconsciente.

A terapia realizada em consultório apoia o paciente a buscar seu autoconhecimento, entender muitas situações que sozinho não consegue, a entender melhor as pessoas ao redor, analisar a vida e os acontecimentos sob outros pontos de vista. Também pode investigar sua vida desde a infância e consequentemente ajudar a entender muitas reações, a agir de forma diferente, aceitar o que parece inaceitável, amenizar, enfrentar e até tratar medos, fobias, culpas, traumas, transtornos de ansiedade, doenças como depressão e muitos outros.

Terapeuta holístico

Existem também os terapeutas holísticos. Algumas técnicas utilizadas são transpessoal, do-in, shiatsu, yoga, acupuntura, tai-chi-chuan, florais, reiki, massagem bioenergética, entre outras.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Psicoterapia e Psicoterapia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Conheça nosso portfólio de cursos na área de Psicologia.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading