Pesquisar

A diferença entre saúde física, saúde mental e saúde social

Ao longo de todo o momento pandêmico que vivemos, cuidar da saúde física, assim como da saúde social e da saúde mental, ganhou ainda mais força e relevância. Afinal, a pandemia do covid-19 pegou todos de surpresa e fez com que, em curto período, fosse necessário adaptar inúmeros pontos das rotinas pessoais, de trabalho e, principalmente, sociais.

O impacto da pandemia

A pandemia do covid-19 chegou ao mundo no final do ano de 2019 e, até meados de 2022, já contabilizou mais de 34 milhões de casos e 600 mil mortes; em números globais, estes passam para mais de 611 milhões de casos e 6 milhões de mortes.

Quando o isolamento social começou a ser uma realidade e o convívio com familiares e companheiros se tornou uma constante, o impacto da proximidade mais intensa trouxe para o foco diversas situações que passaram a ser observadas com o acompanhamento de profissionais qualificados.

O papel do Estado

O Estado deve prover melhorias na condição de vida das pessoas, considerando infraestrutura, educação, saúde, segurança e vários outros setores. A Organização Mundial de Saúde (OMS), que define parâmetros mundialmente respeitados, diz que saúde “é o completo bem estar físico, mental e social, e não só a ausência de doenças”. Mas, então, o que seria essa saúde física, mental e social? Confira as diferenças abaixo.

Saúde física

A saúde física engloba a condição geral do corpo em relação a doenças e ao vigor físico. Para uma pessoa ser considerada saudável, ela não deve ter doenças e possuir um metabolismo que apresente um bom funcionamento. Uma infância saudável, genética e condições de trabalho, são algumas das coisas que influenciam na saúde física.

Saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde, não há uma definição oficial para saúde mental. Coisas como diferenças culturais, teorias concorrentes e julgamentos subjetivos afetam em como a saúde mental é definida.

Portanto, saúde mental pode ser descrito como qualidade de vida emocional e cognitiva de uma pessoa. Percepção da realidade, integração social e emocional, entre outros itens são avaliados para definir a saúde mental de uma pessoa.

Saúde social

A saúde social está relacionada com a capacidade que um indivíduo tem de interagir com outros e prosperar em ambientes sociais. Também são considerados os benefícios dessas interações com o bem-estar do próprio indivíduo. Essa saúde é muito importante em relação à saúde individual.

A importância da psicoterapia

É um grande preconceito populacional acreditar que a psicoterapia é aplicada para quem conta com algum distúrbio psicológico. A grande verdade é que todo mundo deveria realizar um acompanhamento psicológico com terapeutas.

A psicoterapia é um processo de autoconhecimento onde, ao conversar com o profissional, é possível perceber as situações através de uma outra ótica, diferente da sua, fazendo com que a sua percepção mude também e você consiga evoluir no assunto tratado.

Setembro Amarelo

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza desde 2014, em todo o território nacional, a campanha Setembro Amarelo®, importante marco de prevenção ao suicídio que ampliou o debate acerca da saúde mental nos últimos anos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano – ou seja: em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Ao redor de todo o mundo, são mais de 700 mil episódios anuais, sem contar os potenciais casos subnotificados, que podem ser estimados em mais de 1 milhão. Por este e outros tantos motivos, falar sobre o tema deixou de ser um tabu e passou a ser levado ainda mais a sério.

Nos site www.setembroamarelo.com, você encontra todas as informações a respeito da campanha e pode fazer download de todos os materiais da ação.

Quer saber ainda mais sobre este e outros assuntos ligados a psicologia? Continue acompanhando os conteúdos gratuitos do blog do Portal e, se seguir curioso, acesse nosso site e descubra qual o curso de capacitação ideal para você dentre as mais de 1500 opções do nosso catálogo!

Confira, também, os cursos de Psicologia Clínica e Psicologia Social do Portal Educação e destaque-se na sua carreira!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Saúde.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading