O Departamento de Governança de um Hotel

O Departamento de Governança de um Hotel
TURISMO-E-HOTELARIA
O departamento de governança de um hotel tem como função primordial manter os apartamentos, lobby, áreas sociais e de serviço que lhe forem designadas em perfeitas condições de higiene, limpeza e conservação.

O setor é comandado pela Governanta Executiva ou Chefe de Governança, que se reporta ao Gerente de Hospedagem ou ao Gerente Geral (dependendo da estrutura do hotel).

E tem como principais atribuições coordenar as atividades de arrumação diária dos apartamentos e planejar as atividades de faxina, com objetivo de manter as dependências sempre em bom estado de higiene, conservação e limpeza. A Governança também é responsável pela rouparia e lavanderia.

Dentro do departamento de hospedagem a governança é o setor que requer o maior número de funcionários e também é o que lida com mais materiais e suprimentos. Devido a estes aspectos, a eficiência do setor está diretamente ligada à utilização de técnicas de controle dos recursos disponíveis. Não podemos perder de vista que a hotelaria geralmente lida com grandes quantidades de insumos.

E, portanto, a economia de um pouco de shampoo ou sabonete e a utilização racional dos produtos de limpeza, que podem parecer insignificantes se analisadas em pequena escala, fazem grande diferença quando computadas de uma forma global. Assim, a chave do sucesso das operações da governança é um bom planejamento das atividades e um efetivo controle da mão-de-obra e suprimentos.

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