Curso Online de Análise de Crédito e Cobrança
O uso de crediário é uma estratégia muito usada no varejo brasileiro para manter clientes e aumentar as vendas, porém é necessário entender os riscos associados. O analista de crédito, portanto, é essencial para o funcionamento devido de empresas que vendem bens e serviços, e tem a função de analisar o crédito, lançar financiamentos, atender clientes e negociar. A análise de crédito pode ser realizada tanto por pessoa jurídica, quanto física, dependendo da natureza da transação. O curso de Análise de Crédito e Cobrança apresenta técnicas para analisar o cliente, compreender políticas crediárias e analisar indicadores econômicos.
Carga horária: 60 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 365 dias
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- Certificado Digital
- Tutoria Online
- Material em PDF
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à vista R$ 230,24
- EM BREVE!
O curso livre de Análise de Crédito e Cobrança é indicado para profissionais dos setores primário, secundário e terciário, e pessoas que tem a intenção de trabalhar no campo financeiro ou desejam entender mais sobre políticas de crédito.
- Definição sobre crédito;
- Formas mais comuns de crédito comercial para pessoa física;
- Os tipos de crédito comercial para pessoas jurídicas;
- Técnica de coleta de dados e ficha cadastral;
- Tipos de documentos de identificação;
- Identificando o cliente;
- A ficha cadastral deve ser composta por três itens básicos;
- Checagem de informações cadastrais - pessoa física;
- Análise de dados coletados - pessoa física;
- Checagem de informações cadastrais - pessoa jurídica;
- Análise de dados coletados - pessoa jurídica;
- Política de crédito;
- Objetivo da política de crédito;
- Fenômeno da inadimplência;
- Técnicas de análise de crédito;
- Subjetiva;
- Credit score;
- Técnica dos 5 C's;
- Relatório de visitas;
- Análise de balanços no varejo - usado para pessoas jurídicas;
- Análise de indicadores econômico-financeiros;
- Análise horizontal e vertical de balanços;
- Risco de crédito;
- Avaliação;
- Rating;
- Limite de crédito;
- Técnicas de cobrança;
- Organização do setor de crédito e cobrança;
- A estrutura;
- Quadro funcional;
- Cadastro;
- Localização de devedores;
- Política de cobrança;
- Procedimentos de cobrança;
- Recuperação de bens dados como garantia;
- Provisão para devedores duvidosos;
- Cobrança por empresas terceirizadas;
- Meios de cobrança judicial;
- Cobrança através de protesto;
- Cobrança contra avalistas;
- Cobrança de nota promissória;
- Hipoteca e penhor;
- Condomínio;
- Cobrança de duplicatas;
- Cobrança de cheques;
- Técnicas de negociação;
- Quais são as causas principais da inadimplência?;
- Características do inadimplente;
- Tópicos especiais sobre cobrança por telefone;
- Horário de ligar;
- Relatórios de cobrança: comunicação e redação empresarial;
- Manutenção emocional;
- Tópicos especiais sobre fraudes no recebimento de cheques;
- Cálculos de juros simples e desconto simples;
- Aspectos jurídicos.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.