Curso Online de Análise de Crédito e Cobrança

O uso de crediário é uma estratégia muito usada no varejo brasileiro para manter clientes e aumentar as vendas, porém é necessário entender os riscos associados. O analista de crédito, portanto, é essencial para o funcionamento devido de empresas que vendem bens e serviços, e tem a função de analisar o crédito, lançar financiamentos, atender clientes e negociar. A análise de crédito pode ser realizada tanto por pessoa jurídica, quanto física, dependendo da natureza da transação. O curso de Análise de Crédito e Cobrança apresenta técnicas para analisar o cliente, compreender políticas crediárias e analisar indicadores econômicos.

Carga horária: 60 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

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  • Certificado Digital
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
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  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre de Análise de Crédito e Cobrança é indicado para profissionais dos setores primário, secundário e terciário, e pessoas que tem a intenção de trabalhar no campo financeiro ou desejam entender mais sobre políticas de crédito.

Conteúdo programático
  • Definição sobre crédito;
  • Formas mais comuns de crédito comercial para pessoa física;
  • Os tipos de crédito comercial para pessoas jurídicas;
  • Técnica de coleta de dados e ficha cadastral;
  • Tipos de documentos de identificação;
  • Identificando o cliente;
  • A ficha cadastral deve ser composta por três itens básicos;
  • Checagem de informações cadastrais - pessoa física;
  • Análise de dados coletados - pessoa física;
  • Checagem de informações cadastrais - pessoa jurídica;
  • Análise de dados coletados - pessoa jurídica;
  • Política de crédito;
  • Objetivo da política de crédito;
  • Fenômeno da inadimplência;
  • Técnicas de análise de crédito;
  • Subjetiva;
  • Credit score;
  • Técnica dos 5 C's;
  • Relatório de visitas;
  • Análise de balanços no varejo - usado para pessoas jurídicas;
  • Análise de indicadores econômico-financeiros;
  • Análise horizontal e vertical de balanços;
  • Risco de crédito;
  • Avaliação;
  • Rating;
  • Limite de crédito;
  • Técnicas de cobrança;
  • Organização do setor de crédito e cobrança;
  • A estrutura;
  • Quadro funcional;
  • Cadastro;
  • Localização de devedores;
  • Política de cobrança;
  • Procedimentos de cobrança;
  • Recuperação de bens dados como garantia;
  • Provisão para devedores duvidosos;
  • Cobrança por empresas terceirizadas;
  • Meios de cobrança judicial;
  • Cobrança através de protesto;
  • Cobrança contra avalistas;
  • Cobrança de nota promissória;
  • Hipoteca e penhor;
  • Condomínio;
  • Cobrança de duplicatas;
  • Cobrança de cheques;
  • Técnicas de negociação;
  • Quais são as causas principais da inadimplência?;
  • Características do inadimplente;
  • Tópicos especiais sobre cobrança por telefone;
  • Horário de ligar;
  • Relatórios de cobrança: comunicação e redação empresarial;
  • Manutenção emocional;
  • Tópicos especiais sobre fraudes no recebimento de cheques;
  • Cálculos de juros simples e desconto simples;
  • Aspectos jurídicos.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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