Curso Online de Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de gestão cada vez mais utilizada por empresas de diversos ramos, sendo muito importante para o sucesso do empreendimento. A pesquisa de clima organizacional tem o objetivo de analisar o engajamento e satisfação dos funcionários, permitindo uma maior compreensão sobre fatores que interferem na produtividade de colaboradores e na interação de equipes e facilitando a identificação de elementos que podem ser melhorados no ambiente de trabalho. O curso de Pesquisa de Clima Organizacional aborda conceitos e teorias importantes a área, motivação, estratégias de avaliação e muito mais.

Carga horária: 60 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Digital
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
  • 12x R$ 10,00

    à vista R$ 119,99

  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre de Pesquisa de Clima Organizacional é indicado a administradores, gestores, gerentes, supervisores, e estudantes e profissionais de recursos humanos que desejam obter mais conhecimentos sobre o tema ou se atualizar.

Conteúdo programático
  • Pesquisa de Clima Organizacional;
  • História da Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Definição de Clima Organizacional;
  • Tipos de Climas Organizacionais;
  • Elementos que Influenciam o Clima Organizacional;
  • Fatores Inerentes ao Comportamento Humano;
  • Teoria de Campo de Kurt Lewin;
  • Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger;
  • Motivação;
  • Variáveis Intervenientes;
  • Fatores Externos que Influenciam no Comportamento das Pessoas nas Organizações;
  • Definição de Pesquisa de Clima Organizacional;
  • A Importância da Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Pesquisa de Clima Organizacional e o Seu Impacto na Qualidade de Serviços;
  • Formas de Manifestação do Clima da Empresa;
  • Cultura Organizacional;
  • Relação entre Clima e Cultura Organizacional;
  • Processo de Gestão de Clima Organizacional;
  • Estratégias e Técnicas de Avaliação do Clima Organizacional;
  • Estratégias de Avaliação do Clima Organizacional;
  • Técnicas de Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Questionário;
  • Entrevistas;
  • Painel de Debates;
  • Princípios para a Formatação da Pesquisa;
  • Quem deve Avaliar a Pesquisa de Clima Organizacional;
  • A Pesquisa de Clima e o Planejamento Estratégico da Organização;
  • Análise da Situação Atual;
  • Análise do Ambiente Externo;
  • Análise Interna;
  • Definição de Objetivos e Estratégias;
  • Implementação da Estratégia;
  • Monitoramento e Controle;
  • Questões para Reflexão;
  • Etapas do Processo de Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Etapa 01 - Obtenção de Apoio e Aprovação para a Realização da Pesquisa;
  • Etapa 02 - Definir Objetivos da Empresa e o Seu Planejamento;
  • Etapa 03 - Escolher e Desenvolver a Metodologia de Aplicação da Pesquisa;
  • Etapa 04 - Teste Piloto;
  • Etapa 05 - Parametrização;
  • Escalas de Avaliação;
  • Etapa 06 - Divulgação da Pesquisa;
  • Etapa 07 - Aplicação do Questionário e Coleta dos Dados;
  • Etapa 08 - Tabulação e Análise dos Resultados;
  • Exemplo do Cálculo de Média;
  • Exemplo de Cruzamento de Dados;
  • Etapa 09 - Gerar Relatórios e Feedback para Todos os Membros da Organização;
  • Etapa 10 - Desenvolvimento de Planos de Ações que Contemple Soluções Possíveis;
  • Etapa 11 - Assessorar a Implantação e Gerenciamento do Plano de Ação;
  • Etapa 12 - Análise dos Resultados e Planos de Ação;
  • Etapa 13 - Aplicar Nova Pesquisa de Clima para Analisar os Resultados do Plano de Ação;
  • Etapa 14 - Comparar Resultados com a Pesquisa Anterior;
  • Modelos de Questionários de Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Estrutura da Pesquisa de Clima;
  • Pesquisa Socioeconômica;
  • Modelo Adequado para Instituições Públicas e de Grande Porte;
  • Modelo Adequado para Organizações de Grande Porte (Multinacionais);
  • Questionário para Empresa de Pequeno Porte.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.
PORTAL EDUCAÇÃO: O Melhor e Mais Premiado Ensino a Distância do Brasil
1.654.118Cursos realizados
738.806Pessoas qualificadas
50Prêmios recebidos

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.