Curso Online de Pesquisa de Mercado e Análise
A pesquisa de mercado é uma etapa essencial no planejamento e manutenção de empresas. A pesquisa mercadológica garante o conhecimento sobre fatores importantes para a definição da estratégia e das metas da empresa, como o perfil do público alvo, análise de fornecedores e de estratégias de concorrentes, dimensionamento do mercado, entre outros. A pesquisa pode ser feita pela coleta de dados de órgãos públicos e privados confiáveis, IBGE, Sebrae, associações, jornais, secretarias e prefeituras, por exemplo, ou por meio de consultas diretas. O curso de Pesquisa de Mercado e Análise aborda o que é, como fazer a investigação e analisar resultados.
Carga horária: 80 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 365 dias
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- EM BREVE!
O curso livre de Pesquisa de Mercado e Análise é direcionado a futuros empresários, estudantes e profissionais de administração, gestão, marketing, e áreas relacionadas que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o assunto.
- Conceituando a Pesquisa;
- Mudanças no Ambiente Organizacional;
- Conceito de Pesquisa na Administração;
- O que Constitui uma Boa Pesquisa?
- Propósito Claramente Definido;
- Processo de Pesquisa Detalhado;
- Planejamento Completo da Pesquisa;
- Altos Padrões Éticos Aplicados;
- Limitações Reveladas Francamente;
- Análise Adequada das Necessidades do Tomador de Decisão;
- Resultados Apresentados de Forma Não Ambígua;
- Conclusões Justificadas;
- Experiência Refletida do Pesquisador;
- Relacionamento Administrador-Pesquisador;
- Estabelecendo Contribuições entre Administrador e Pesquisador;
- Quando Surgem os Conflitos entre Administrador e Pesquisador;
- Lacuna de Conhecimento;
- Status Profissional e Coalizões Internas;
- Isolamento do Pesquisador;
- O Pensamento Científico;
- O Senso Crítico e o Senso Comum;
- Fontes de Conhecimento;
- O Pensamento Reflexivo e o Método Científico;
- A Atitude Científica;
- Desmistificando a Teoria;
- Conceitos, Constructos;
- Definições, Variáveis;
- Proposições e Hipóteses;
- Modelo;
- Tipos de Pesquisa;
- A Questão de Pesquisa na Administração;
- A Questão da Pesquisa;
- Sintonizando a Questão de Pesquisa;
- Questões Investigativas;
- Questões de Mensuração;
- Problemas no Processo de Pesquisa;
- Síndrome da Técnica Favorita;
- Garimpagem de Banco de Dados da Empresa;
- Questões Não Pesquisáveis;
- Problemas de Administração Mal Definidos;
- Planejando o Estudo;
- Definição de Amostragem;
- Alocação de Recursos e Orçamento;
- Valorizando as Informações de Pesquisa;
- Proposta de Pesquisa;
- Conteúdo da Proposta;
- Teste Piloto;
- Coleta de Dados;
- Análise e Interpretação;
- Relatando os Resultados;
- Estruturando a Proposta de Pesquisa;
- Sumário Executivo;
- Declaração do Problema;
- Objetivos da Pesquisa;
- Revisão de Literatura;
- Importância/Benefícios do Estudo;
- Planejamento de Pesquisa;
- Análise dos Dados;
- Natureza e Forma dos Resultados;
- Qualificação dos Pequisadores;
- Orçamento, Programação, Instalações e Recursos Especiais;
- Gerenciamento de Projeto;
- Instrumentos de Mensuração;
- A Importância da Informação para o Marketing;
- Compreensão do Marketing;
- Planejamento em Marketing;
- Sistema de Informações de Marketing;
- Informações para Decisão em Marketing;
- Modelo de Sistema de Informações para o Marketing;
- A Análise de Mercado em Marketing;
- Etapas de uma Pesquisa de Marketing;
- Reconhecimento de um Problema;
- Formulação, Definição ou Constatação de um Problema de Pesquisa;
- Exploração Inicial do Tema;
- Definição Clara dos Objetivos da Pesquisa;
- Estabelecimento das Questões de Pesquisa e/ou Formulação de Hipóteses;
- Determinação das Fontes de Dados;
- Fontes Primárias;
- Dados Secundários;
- Determinação da Metodologia de Pesquisa;
- Determinação do Tipo de Pesquisa;
- Determinação dos Métodos e Técnicas de Coleta de Dados;
- Determinação da População de Pesquisa, do Tamanho da Amostra e do Processo de Amostragem;
- Planejamento da Coleta de Dados;
- Previsão do Processamento e Análise dos Dados;
- Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento da Pesquisa;
- Redação do Projeto de Pesquisa e /ou de uma Proposta de Pesquisa;
- Execução da Pesquisa;
- Comunicação dos Resultados;
- Classificação dos Tipos de Pesquisa;
- A Natureza das Variáveis Pesquisadas: Pesquisas Qualitativas e Pesquisas Quantitativas;
- A Natureza do Relacionamento Entre as Variáveis Estudadas: Pesquisas Descritivas e Pesquisas Casuais;
- Ao Objetivo do Grau em que o Problema de Pesquisa Está Cristalizado: Pesquisa Exploratória e Pesquisa Conclusiva;
- A Forma Utilizada para a Coleta de Dados Primários: Pesquisa por Comunicação e Pesquisa por Observação;
- Ao Escopo da Pesquisa em Termos de Amplitude e Profundidade: Estudo de Casos, Estudos de Campo e Levantamentos Amostrais;
- A Dimensão da Pesquisa no Tempo: Pesquisas Ocasionais e Pesquisas Evolutivas;
- A Possibilidade de Controle Sobre as Variáveis em Estudo: Pesquisas Experimentais de Laboratório, Pesquisas Experimentais de Campo;
- Ao Ambiente de Pesquisa: Pesquisa de Campo, Pesquisa de Laboratório e Pesquisa por Simulação;
- Pesquisa Exploratória;
- Métodos de Pesquisa Exploratória;
- Pesquisas Conclusivas Descritivas;
- Levantamento de Campo e Estudos de Campo;
- Tipos, Fontes e Formas de Coletas de Dados;
- Fontes de Dados em Pesquisas de Marketing;
- Pesquisado;
- Pessoas que Tenham Informações Sobre o Pesquisado;
- Situações Similares;
- Dados Disponíveis;
- Instrumentos de Coletas de Dados;
- Importância do Instrumento para a Precisão dos Dados a Coletar;
- Projeto de Instrumento;
- A Elaboração do Instrumento de Coleta de Dados;
- Determinação dos Dados a Coletar;
- Determinação do Instrumento segundo o Método de Administração;
- Redação do Rascunho;
- Revisão e Pré-Testes;
- Redação Final.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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