Curso Online de Gestor de Cobrança

A gestão de cobrança é uma área essencial para que uma empresa atinja uma boa saúde financeira, permitindo seu crescimento. O gestor de cobrança deve garantir a organização administrativa referente a contas e pagamentos a receber, além de lidar com clientes inadimplentes e sua recuperação de forma saudável. Além disso, o gestor também é responsável por melhorar o ambiente interno do setor de cobrança, motivando a equipe e aprimorando os processos. O curso de Gestor de Cobrança abrange conceitos, técnicas e estratégias importantes aos profissionais da área.

Carga horária: 80 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 30 dias

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Público-Alvo

O curso livre de Gestor de Cobrança é direcionado a empresários, gestores de cobrança de pequenas e médias empresas, analistas de crédito, atendentes de telecobrança e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar com o tema e desejam aprimorar habilidades técnicas e estratégicas.

Conteúdo programático
  • Mercado de crédito;
  • Critérios que as empresas usam para liberação de crédito;
  • As taxas de mercado;
  • Expansão do crédito;
  • Pesquisas e tendências de mercado em recuperação de crédito;
  • Comportamento do mercado;
  • Receptividade do inadimplente;
  • Dia a dia do negociador;
  • Preparo dos profissionais para a recuperação de crédito no mercado;
  • Importância da recuperação de crédito;
  • Perfil do consumidor 2.0;
  • Como lidar com reclamações e agressividade;
  • Conhecendo as redes sociais;
  • Conhecendo leis, código de ética abt e probare;
  • Principais artigos do código de defesa do consumidor;
  • Perfil do gestor de cobrança;
  • Estratégia de cobrança em processos, tecnologia e pessoas;
  • Como recrutar e selecionar o profissional em cobrança;
  • Recrutar e selecionar;
  • Monitoramento;
  • Treinamentos;
  • Perfil do negociador;
  • O gestor pode estabelecer ações para seu negociador;
  • Identificando o negociador;
  • Como fidelizar e acompanhar resultados da cobrança;
  • Feedbacks individuais e equipe;
  • Coaching;
  • Como lidar com o estresse;
  • Identificar uma situação de conflito;
  • Analisar a situação;
  • Identificar a origem da situação;
  • Construir alternativas para solução;
  • Tomada de decisão;
  • Gerenciamento de conflitos no espaço de trabalho;
  • Poder da empregabilidade;
  • Estratégias da cobrança ativa e receptiva;
  • Ações de receptivo;
  • Tecnologia de telefonia para o negociador;
  • Relatórios quantitativos e qualitativos;
  • Recursos para telefonia;
  • Relatórios eletrônicos;
  • O relacionamento entre o cliente e o negociador;
  • Como despertar o desejo do cliente em negociar;
  • Aprender a negociar pelo telefone e presencial;
  • O planejamento como ferramenta na utilização de estratégias;
  • A importância da comunicação;
  • Os elementos da comunicação;
  • Tratamento;
  • Na comunicação deve ter ação;
  • Empatia x responsabilidade;
  • Ação x sintonia;
  • Confiança pelo conhecimento;
  • Foco;
  • Modificando percepções;
  • Flexibilidade situacional;
  • Esclarecimento das expectativas;
  • Equipe;
  • Ferramentas motivacionais;
  • Dez atitudes e posturas que fazem a diferença para o gestor;
  • Controle da comunicação na tecnologia da telefonia;
  • O planejamento e o gerenciamento da carteira de inadimplentes;
  • Conhecendo as etapas e técnicas de recuperação de crédito;
  • Forma de abordagem;
  • Diagnóstico;
  • Sondagem / perguntas;
  • Argumentação/conduzir contato;
  • Diferentes formas de argumentar;
  • Argumentação com base em exemplos;
  • Argumentação por analogia;
  • Argumentação de autoridade;
  • Argumentação com base em causas;
  • Argumentação dedutiva;
  • Objeção;
  • Como agir durante uma objeção?
  • Como superar objeções;
  • Objeções mais frequentes e se preparar para cada uma delas;
  • Acordos/fechamento;
  • Encerramento;
  • Gestão em equipe de cobrança;
  • Como implantar campanhas motivacionais;
  • Desenvolvendo a autoestima para maior motivação;
  • Mitos da motivação;
  • O que motiva o indivíduo;
  • O círculo da motivação;
  • Pessoas motivadas;
  • Conquistar pessoas diariamente;
  • Produtividade e motivação;
  • Acompanhando os resultados quantitativos e qualitativos das operações;
  • Dinâmica da equipe e funcionamento individual;
  • Trabalhando cases;
  • Cases de Cobrança;
  • Conquistar a fidelização;
  • Anexo 1: decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008;
  • Anexo 2: código de ética do programa de autorregulamentação do setor de relacionamento com clientes e consumidores;
  • Referencias Bibliográficas.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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DEPOIMENTOS

"Estou em atividade em uma empresa há 12 anos sempre fui da área comercial e amo o desafio de cada dia com muito trabalho e conhecimento, sendo assim me foi dado um cargo superior em Gerencia/Diretoria. Me vi em dificuldade em como abordar o Departamento de Cobrança pelo qual foi me dado a gestão. Pesquisei na Internet e me chamou muito a atenção das varias opções que o Portal Educação oferece. Sou como todos os leitores, tempo hábil de pouco acesso, sou mãe, sou esposa, e agora sou O Cargo mais importante da minha empresa, vi a necessidade de ter que apresentar números que não conhecia. Me identifiquei com as formas de abordagens por ser do comercial há muito tempo. Sendo assim muda-se somente o conteúdo, mas a garra, conhecimento e comprometimento me sinto capaz de organizar mais esta nova fase de minha carreira e agradeço as dicas e conhecimento que o curso me proporcionou. PORTAL E vocês me surpreenderam."
"Foi muito bom sim, muitas coisas que faço no meu serviço tive certeza de que estava fazendo certo, mas acrescentei muito também, sinto que cresci bastante, e que vai me ajudar muito até mesmo para conversar com clientes, hoje converso com mais calma."
"Me ajudou a visualizar melhor a área da cobrança, tirando umas dúvidas insistentes que eu tinha. Com certeza me ajudará em meu novo projeto, implantar um setor de recuperação de crédito em um empresa iniciante que vende seus produtos online. "
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