Curso Online de Gestão de Bares e Restaurantes
A gestão de bares e restaurantes é um trabalho de muita responsabilidade que exige versatilidade do profissional, sendo uma das áreas mais competitivas do setor terciário. Planejamento estratégico, conhecimento do produto e do cliente, compreensão sobre questões de logística e capacidade de agir em situações de alto estresse são algumas das características essenciais a um bom gestor de bares e restaurante, garantindo o equilíbrio entre administração, cozinha, salão de refeições, fornecedores, clientes e vizinhos. O curso de Gestão de Bares e Restaurantes oferece conhecimentos sobre o setor alimentício e de bebidas, como elaborar cardápios, técnicas de divulgação e muito mais.
Carga horária: 80 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 365 dias
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- Certificado Digital
- Tutoria Online
- Material em PDF
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à vista R$ 345,29
- EM BREVE!
O curso livre de Gestão de Bares e Restaurantes é indicado para profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que desejam ganhar mais conhecimento sobre à administração de bares, restaurantes, cafeterias, choperias, buffets, lanchonetes, docerias e similares.
- Conhecimentos Básicos sobre o Setor de Alimentos & Bebidas;
- Conceitos;
- Definições Importantes do Setor;
- Gastronomia, A&B no Contexto Turístico e o Surgimento do Restaurante;
- Classificação dos Estabelecimentos de A&B e Associações do Setor;
- ABRASEL: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
- ABAGA: Associação Brasileira da Alta Gastronomia;
- Panorama Atual do Setor de A&B;
- Mercado de Bares e Restaurantes e
- A&B na Hotelaria;
- A Globalização na Gastronomia e o Projeto de um Estabelecimento de A&B;
- Definição do Público-Alvo, do Conceito do Restaurante e a Escolha do Ponto;
- O Projeto Arquitetônico a Ambientação e o Salão do Restaurante;
- A Organização do Espaço, Decoração, Mobiliário, Iluminação e Sonorização;
- O Balcão do Bar O Caixa, Banheiros e a Cozinha;
- Outras Áreas Destinadas à Administração e ao Serviço;
- A Prestação de Serviços em ADIB;
- Qualidade do Atendimento em A&B;
- Características e Aspectos Peculiares dos Serviços de A&B;
- Intangibilidade e Dificuldade em Manter um Padrão Uniforme de Desempenho;
- Heterogeneidade das Necessidades da Demanda, Simultaneidade de Produção e Consumo;
- Perecibilidade, Postura e Apresentação Pessoal da Brigada de Serviços;
- Postura, Hábitos, Maneiras, Uniformes, Sapatos Joias e Bijuterias;
- Perfumes, Desodorantes, Cabelos, Rosto, Mãos, Unhas, Montagem do Salão e Mise-en-place;
- Alinhamento de Mesas;
- Cadeiras;
- Colocação do Forro de Mesa (ou Molleton);
- Colocação das Toalhas;
- Colocação dos Cobre-Manchas ou dos Jogos Americanos;
- Show-plate ou sousplat, Pratos, Talheres, Prato e Faca de pão;
- Copos, e Guardanapo;
- Diferentes Tipos de Serviço;
- Serviço de Prato Pronto/Empratado/Americano;
- Serviço à Inglesa, Serviço à Inglesa Direto;
- Serviço à Inglesa Indireto;
- Serviço à Francesa/Diplomata;
- Serviço à Americana/Buffet/Self-service;
- A Prestação de Serviços em A&B;
- Setores e Funções de uma Cozinha Comercial;
- Postura e Apresentação Pessoal da Brigada de Produção e Postura;
- Hábitos, Maneiras e Uniformes;
- Jaleco ou Doma, Calça, Chapéu, Charlotte ou Toque;
- Lenço de Pescoço;
- Avental e Guardanapo de Serviço;
- Sapatos, Jóias e Bijuterias;
- Perfumes e Desodorantes;
- Cabelos rosto mãos e unhas;
- Higiene e Manipulação de Alimentos;
- Classificação dos Alimentos;
- Entrada, Saladas, Cremes , Sopas , Massas e Peixes;
- Mariscos ou Frutos do Mar, Aves, Répteis e Carnes Vermelhas;
- Ovos, Queijos e Acompanhamentos ou Guarnições, Molhos, Doces e Sobremesas;
- Planejamento, Administração e Controles em A&B;
- Cultura Interna e Administração Participativa;
- Planejamento Conceitual e Planejamento Operacional;
- Processos em Alimentos & Bebidas;
- Elaboração de Cardápios;
- Origem e Evolução;
- Cuidados na Elaboração do Cardápio;
- Elaboração da Carta de Vinhos e Índices Operacionais de Desempenho e CMV - Custo de Mercadoria Vendida e Custo de Mão de obra e rime Cost;
- Couvert Médio;
- Rotatividade de Assentos;
- Giro de Estoque;
- Ficha Técnica;
- Fixação de Preços de Produtos em A&B;
- Método Empírico ou Informal;
- Métodos Científicos ou Formais;
- Estrutura Organizacional em A&B;
- Cargos e Funções em Bares e Restaurantes;
- Gerência e Funções Administrativas;
- Brigada de Serviço e Brigada de produção;
- Cargos e Funções de A&B na Hotelaria;
- Diretoria de A&B e Cozinha;
- Stewarding e Refeitório de Funcionários;
- Bares e Restaurantes e Caixas A&B;
- Room Service;
- Frigobar;
- Banquetes e Controladoria;
- Festivais Gastronômicos e Refeições Temáticas e Festivais Gastronômicos;
- Conceito e Exemplos;
- A Importância dos Festivais Gastronômicos e a Elaboração de um Festival Gastronômico;
- Definição do Tema, do Local, Data e Duração, dos Serviços;
- Atrações Complementares do Cardápio;
- Tipo de Serviço e dos Recursos Humanos e do Material e Captação de Parceiros/Patrocinadores;
- Cotização do Evento;
- Elaboração do Plano de Divulgação;
- Elaboração do Check-list;
- Elaboração do Projeto;
- Alguns Exemplos de Festivais Gastronômicos;
- A Análise do Pós-evento;
- Refeições Temáticas;
- Referências.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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