Curso Online de Gestão de Bares e Restaurantes

A gestão de bares e restaurantes é um trabalho de muita responsabilidade que exige versatilidade do profissional, sendo uma das áreas mais competitivas do setor terciário. Planejamento estratégico, conhecimento do produto e do cliente, compreensão sobre questões de logística e capacidade de agir em situações de alto estresse são algumas das características essenciais a um bom gestor de bares e restaurante, garantindo o equilíbrio entre administração, cozinha, salão de refeições, fornecedores, clientes e vizinhos. O curso de Gestão de Bares e Restaurantes oferece conhecimentos sobre o setor alimentício e de bebidas, como elaborar cardápios, técnicas de divulgação e muito mais.

Carga horária: 80 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

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  • Tutoria Online
  • Material em PDF
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  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre de Gestão de Bares e Restaurantes é indicado para profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que desejam ganhar mais conhecimento sobre à administração de bares, restaurantes, cafeterias, choperias, buffets, lanchonetes, docerias e similares.

Conteúdo programático
  • Conhecimentos Básicos sobre o Setor de Alimentos & Bebidas;
  • Conceitos;
  • Definições Importantes do Setor;
  • Gastronomia, A&B no Contexto Turístico e o Surgimento do Restaurante;
  • Classificação dos Estabelecimentos de A&B e Associações do Setor;
  • ABRASEL: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
  • ABAGA: Associação Brasileira da Alta Gastronomia;
  • Panorama Atual do Setor de A&B;
  • Mercado de Bares e Restaurantes e
  • A&B na Hotelaria;
  • A Globalização na Gastronomia e o Projeto de um Estabelecimento de A&B;
  • Definição do Público-Alvo, do Conceito do Restaurante e a Escolha do Ponto;
  • O Projeto Arquitetônico a Ambientação e o Salão do Restaurante;
  • A Organização do Espaço, Decoração, Mobiliário, Iluminação e Sonorização;
  • O Balcão do Bar O Caixa, Banheiros e a Cozinha;
  • Outras Áreas Destinadas à Administração e ao Serviço;
  • A Prestação de Serviços em ADIB;
  • Qualidade do Atendimento em A&B;
  • Características e Aspectos Peculiares dos Serviços de A&B;
  • Intangibilidade e Dificuldade em Manter um Padrão Uniforme de Desempenho;
  • Heterogeneidade das Necessidades da Demanda, Simultaneidade de Produção e Consumo;
  • Perecibilidade, Postura e Apresentação Pessoal da Brigada de Serviços;
  • Postura, Hábitos, Maneiras, Uniformes, Sapatos Joias e Bijuterias;
  • Perfumes, Desodorantes, Cabelos, Rosto, Mãos, Unhas, Montagem do Salão e Mise-en-place;
  • Alinhamento de Mesas;
  • Cadeiras;
  • Colocação do Forro de Mesa (ou Molleton);
  • Colocação das Toalhas;
  • Colocação dos Cobre-Manchas ou dos Jogos Americanos;
  • Show-plate ou sousplat, Pratos, Talheres, Prato e Faca de pão;
  • Copos, e Guardanapo;
  • Diferentes Tipos de Serviço;
  • Serviço de Prato Pronto/Empratado/Americano;
  • Serviço à Inglesa, Serviço à Inglesa Direto;
  • Serviço à Inglesa Indireto;
  • Serviço à Francesa/Diplomata;
  • Serviço à Americana/Buffet/Self-service;
  • A Prestação de Serviços em A&B;
  • Setores e Funções de uma Cozinha Comercial;
  • Postura e Apresentação Pessoal da Brigada de Produção e Postura;
  • Hábitos, Maneiras e Uniformes;
  • Jaleco ou Doma, Calça, Chapéu, Charlotte ou Toque;
  • Lenço de Pescoço;
  • Avental e Guardanapo de Serviço;
  • Sapatos, Jóias e Bijuterias;
  • Perfumes e Desodorantes;
  • Cabelos rosto mãos e unhas;
  • Higiene e Manipulação de Alimentos;
  • Classificação dos Alimentos;
  • Entrada, Saladas, Cremes , Sopas , Massas e Peixes;
  • Mariscos ou Frutos do Mar, Aves, Répteis e Carnes Vermelhas;
  • Ovos, Queijos e Acompanhamentos ou Guarnições, Molhos, Doces e Sobremesas;
  • Planejamento, Administração e Controles em A&B;
  • Cultura Interna e Administração Participativa;
  • Planejamento Conceitual e Planejamento Operacional;
  • Processos em Alimentos & Bebidas;
  • Elaboração de Cardápios;
  • Origem e Evolução;
  • Cuidados na Elaboração do Cardápio;
  • Elaboração da Carta de Vinhos e Índices Operacionais de Desempenho e CMV - Custo de Mercadoria Vendida e Custo de Mão de obra e rime Cost;
  • Couvert Médio;
  • Rotatividade de Assentos;
  • Giro de Estoque;
  • Ficha Técnica;
  • Fixação de Preços de Produtos em A&B;
  • Método Empírico ou Informal;
  • Métodos Científicos ou Formais;
  • Estrutura Organizacional em A&B;
  • Cargos e Funções em Bares e Restaurantes;
  • Gerência e Funções Administrativas;
  • Brigada de Serviço e Brigada de produção;
  • Cargos e Funções de A&B na Hotelaria;
  • Diretoria de A&B e Cozinha;
  • Stewarding e Refeitório de Funcionários;
  • Bares e Restaurantes e Caixas A&B;
  • Room Service;
  • Frigobar;
  • Banquetes e Controladoria;
  • Festivais Gastronômicos e Refeições Temáticas e Festivais Gastronômicos;
  • Conceito e Exemplos;
  • A Importância dos Festivais Gastronômicos e a Elaboração de um Festival Gastronômico;
  • Definição do Tema, do Local, Data e Duração, dos Serviços;
  • Atrações Complementares do Cardápio;
  • Tipo de Serviço e dos Recursos Humanos e do Material e Captação de Parceiros/Patrocinadores;
  • Cotização do Evento;
  • Elaboração do Plano de Divulgação;
  • Elaboração do Check-list;
  • Elaboração do Projeto;
  • Alguns Exemplos de Festivais Gastronômicos;
  • A Análise do Pós-evento;
  • Refeições Temáticas;
  • Referências.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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