Curso Online de Anfíbios e Répteis: Classificação, Diversidade e Ecologia

O curso Anfíbios e Répteis, por meio da Educação a Distância, oferece aos profissionais da Biologia, Veterinária e demais interessados o conhecimento sobre a classificação, biologia e ecologia de anfíbios e répteis e muito mais.

Carga horária: 60 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

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  • Tutoria Online
  • Material em PDF
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Público-Alvo

O curso livre Anfíbios e Répteis: Classificação, Diversidade e Ecologia é destinado a estudantes e profissionais de ciências biológicas e áreas relacionadas que desejam rever conceitos ou se atualizar seus conhecimentos em herpetologia.

Conteúdo programático
  • Classificação, diversidade e ecologia de amphibia;
  • Classificação dos anfíbios;
  • Ordem anura;
  • Amphignathodontidae;
  • Arombatidae;
  • Brachycephalidae;
  • Bufonidae;
  • Centrolenidae;
  • Ceratophryidae;
  • Craugastoridae;
  • Cycloramphidae;
  • Eleutherodactylidae;
  • Dendrobatidae;
  • Hemiphractidae;
  • Hylodidae;
  • Leiuperidae;
  • Hylidae;
  • Leptodactylidae;
  • Microhylidae;
  • Pipidae;
  • Ranidae;
  • Strabomantidae;
  • Ordem gymnophiona;
  • Família pertencente à ordem gymnophiona;
  • Rhinatrematidae;
  • Caeciliidae;
  • Ochthyophiidae;
  • Ordem caudata ou urodelafamília da ordem caudata;
  • Sirenidae;
  • Hynobiidae;
  • Cryptobranchidae;
  • Proteidae;
  • Rhyacotritonidae;
  • Amphiumidae;
  • Plethodontidae;
  • Salamandridae;
  • Ambystomatidae;
  • Diversidade de anfíbios e os biomas brasileiros;
  • Campos sulinos;
  • Mata atlântica;
  • Cerrado;
  • Amazônia;
  • Pantanal;
  • Caatinga;
  • A pele dos anfíbios;
  • Cor dos anfíbios;
  • Órgãos do sentido;
  • Sistema circulatório;
  • Sistema respiratório;
  • Sistema digestório;
  • Sistema excretor;
  • Sistema reprodutor;
  • Ovos e larvas;
  • Hábitos alimentares;
  • Estratégias reprodutivas;
  • Corte e fertilização;
  • Mecanismos contra perda de água;
  • Mecanismo de defesa contra predadores;
  • Mecanismos antipredadores;
  • Classificação, diversidade e ecologia de reptilia;
  • Subclasse anapsida;
  • Ordem testudinae;
  • Emydidae;
  • Testudinidae;
  • Geoemydidae;
  • Kinosternidae;
  • Cheloniidae;
  • Dermochelyidae;
  • Chelidae;
  • Podocnemididae;
  • Subclasse diapsida;
  • Ordem squamata;
  • Subordem amphisbaenis;
  • Amphisbaenidae;
  • Subordem sauria (lacertilia);
  • Iguanidae;
  • Hoplocercidae;
  • Leiosauridae;
  • Polychrotidae;
  • Liolaemidae;
  • Tropiduridae;
  • Phyllodactylidae;
  • Scincidae;
  • Sphaerodactylidae;
  • Anguidae;
  • Gekkonidae;
  • Teiidae;
  • Gymnophthalmidae;
  • Subordem ophidia;
  • Boidae;
  • Anomalepididae;
  • Leptotyphlopidae;
  • Typhlopidae;
  • Aniliidae;
  • Propidophiidae;
  • Colubridae;
  • Elapidae;
  • Viperidae;
  • Ordem rhynchocephalia;
  • Sphenodontidae;
  • Ordem crocodilia;
  • Alligatoridae;
  • Crocodylidae;
  • Gavialidae;
  • Diversidade de répteis nos biomas brasileiros;
  • Campos sulinos;
  • Pantanal;
  • Amazônia;
  • Cerrado;
  • Caatinga;
  • Estrutura do corpo e locomoção;
  • Tegumento;
  • Sistema nervoso e órgãos dos sentidos;
  • Sistema circulatório;
  • Sistema digestório;
  • Sistema excretor;
  • Sistema reprodutor;
  • História natural e ecologia dos répteis;
  • Hábitos alimentares;
  • Ciclos reprodutivos;
  • Partenogênese;
  • Viviparidade;
  • Comportamentos reprodutivos;
  • Acasalamento;
  • Defesa contra predadores;
  • Mecanismos antipredadores;
  • Conservação da herpetofauna;
  • Definindo áreas de conservação;
  • Principais causas de extinção e declínio das populações;
  • Declínio das populações de anfíbios;
  • Ameaças às tartarugas marinhas;
  • Destruição de habitat;
  • Introdução de espécie exótica;
  • Poluição ambiental;
  • Técnicas de eutanásia;
  • Técnicas de fixação de anfíbios;
  • Ofidismo;
  • Relação antrópica;
  • Diferenças entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas;
  • Jararacas;
  • Corais;
  • Ação do veneno e sintomas;
  • Acidente botrópico;
  • Acidente laquético;
  • Acidente crotálico;
  • Acidente elapídico;
  • Primeiros-socorros;
  • A produção de soro;
  • Prevenção de acidentes;
  • Acidentes ofídicos no mundo;
  • Alguns mitos sobre serpentes.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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