Curso Online de Marketing de Alimentos
O marketing de alimentos é praticado pela indústria alimentar, com o objetivo não apenas de vender comida, mas uma ideia, para fidelizar o consumidor. Algumas das ideias mais vendidas são aquelas que atrelam o produto a sensação de conforto, saúde, liberdade ou interesse pelo novo. Apesar disso, é necessário responsabilidade de profissionais da área, observando legislação específica, ética, qualidade do alimento e muito mais. O marketing de alimentos está presente em todos os lugares, do rótulo do produto ao cardápio de restaurantes, sendo uma área sempre muito ativa. O curso de Marketing de Alimentos aborda fundamentos, aplicações, legislação e outros pontos essenciais.
Carga horária: 80 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 30 dias
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- EM BREVE!
O curso livre de Marketing de Alimentos é destinado a estudantes e profissionais de marketing, publicidade e propaganda, design, e áreas relacionadas, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto para se destacar no setor alimentício.
- Fundamentos de Marketing;
- Definição e Conceito de Marketing;
- História do Marketing;
- História do Marketing de Alimentos;
- O Futuro do Marketing de Alimentos;
- Comportamento do Consumidor de Alimentos;
- Público Interno e Externo;
- Cadeia de Valor para o Consumidor de Alimentos;
- Satisfação do Cliente;
- Necessidades dos Clientes;
- Expectativa dos Clientes;
- Percepção dos Clientes;
- Processo Decisório de Compra;
- Fatores Psicológicos;
- Fatores Socioculturais;
- Fatores Situacionais;
- Estímulos de Compra;
- Perfil do Consumidor de Alimentos;
- Influenciadores do Perfil;
- Mercado;
- Social;
- Cultural;
- Psicológico;
- Tendências;
- Ética do Consumidor;
- Evolução do Consumo de Alimentos;
- Características de Produto e Mercado;
- Marketing de Alimentos Infantis;
- Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância;
- Alimentos à Base de Cereais para Alimentação Infantil;
- Fórmulas Infantis;
- Marketing de Alimentos para Fins Especiais;
- Alimentos Diet;
- Alimentos Ligth;
- Alimentos para Restrições Alimentares;
- Alimentos para Grupos Específicos;
- Marketing de Alimentos para Diferentes Populações e Filosofias Alimentares;
- Marketing Nutricional;
- Alimentos Funcionais - Sensibilização do Consumidor;
- Incentivo de Marketing à Alimentação e Vida Saudáveis;
- Marketing e o Consumo de Alimentos;
- Ciclo de Vida do Produto Alimentício;
- Estratégias de Marketing de Alimentos;
- Demanda e Oferta de Mercado;
- Pesquisa de Mercado de Alimentos;
- Pesquisa Científica com Alimentos para Fins de Marketing;
- Segmentação de Mercado de Alimentos;
- Marketing de Alimentos e o Mercado Étnico;
- Análise de Ambiente em Marketing de Alimentos;
- Macroambiente;
- Microambiente;
- Estratégias Competitivas em Marketing de Alimentos;
- Liderança em Custo;
- Liderança em Diferenciação;
- Nicho de Mercado ou Enfoque;
- Políticas de Comunicação em Marketing de Alimentos;
- Políticas de Distribuição de Alimentos;
- Canais de Marketing de Alimentos;
- Canais de Comunicação;
- Canais de Distribuição;
- Canais de Venda;
- Marketing Promocional;
- Marketing Direto;
- Merchandising;
- A Imagem do Produto Alimentício;
- Diferenciação de Mídias em Marketing de Alimentos;
- Elementos de Comunicação;
- Posicionamento de Marcas;
- Embalagem de Produtos Alimentícios como Ferramenta de Marketing;
- Histórico Mundial das Embalagens;
- Conceitos de Embalagem;
- Tipos de Embalagem;
- O Rótulo da Embalagem;
- Objetivos das Embalagens;
- O Design da Embalagem;
- A Importância das Cores na Embalagem;
- Interesse do Consumidor nas Informações da Embalagem;
- Legislação em Marketing de Alimentos;
- Lei 11.265, de 3 de Janeiro de 2006, que Regulamenta a Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância;
- Resolução ANVISA RDC nº 222, de 05 de Agosto de 2002 - Aprova o Regulamento Técnico para Promoção Comercial de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância ;
- RDC nº16, de 30/04/99 - Trata da Legislação para Alimentos Novos;
- RDC nº 18, de 30/04/99, RDC nº 19, De 30/04/99 Trata da Legislação de Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde;
- Rotulagem de Alimentos;
- RDC nº 259, de 20 de Setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados;
- RDC nº 360 de 23/12/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde - BRASIL, que Trata da Determinação da Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados;
- Informações Nutricionais nos Produtos Alimentícios;
- Decreto-Lei nº 986, de 21 de Outubro de 1969: Institui Normas Básicas sobre Alimentos;
- Manual Técnico de Monitoramento de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde;
- Lei de Biossegurança;
- Auditoria Comercial em Marketing de Alimentos;
- Marketing Social em Alimentos;
- Conceitos de Desenvolvimento Sustentável;
- Ética e Responsabilidade Social;
- Marketing para Causas Sociais;
- Marketing de Alimentos e Saúde Pública;
- Marketing de Alimentos e o Meio Ambiente;
- O Consumidor Ambiental;
- Alimentos Ambientalmente Saudáveis;
- Alimentos Orgânicos;
- Oportunidades para o Marketing Ambiental.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
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