Curso Online de Alfabetização, teorias e processo de aprendizagem

Por meio de teorias e processos de aprendizagem, a alfabetização de pessoas de todas as faixas etárias pode ser atingida mais facilmente. O estudo de teorias da aprendizagem pode, e deve, ser considerado na alfabetização, ajudando o educador a entender melhor o aluno, considerando variantes importantes como idade, situação econômica, entre outros fatores, para encontrar métodos, jogos e atividades que facilitem a absorção de novas informações e atraiam a atenção, o que contribui para evitar desistências. No curso de Alfabetização, Teorias e Processo de Aprendizagem você aprende os conceitos sobre o tema e a importância da correlação entre esses assuntos.

Carga horária: 120 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 365 dias

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Digital
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
  • 4x R$ 42,50

    à vista R$ 169,99

  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre de Alfabetização, Teorias e Processo de Aprendizagem é indicado para educadores e gestores escolares interessados em se atualizar e descobrir novas maneiras de alfabetizar diversos tipos de alunos.

Conteúdo programático
  • Como a Criança Aprende;
  • O que Pensam os Pensadores;
  • Desenvolvimento linguístico;
  • Desenvolvimento Cognitivo;
  • Chomsky, Vygotsky e Piaget;
  • Contribuições de Paulo Freire;
  • Emília Ferreiro para a Alfabetização;
  • Decodificação e Codificação Gráfica;
  • Faces da Alfabetização;
  • As Etapas do Processo de Alfabetização;
  • As Áreas do Desenvolvimento Humano;
  • Suas Implicações no Aprendizado;
  • Prática e Avaliação em Sala de Aula;
  • Escolha de Conteúdos;
  • Recursos e Instrumentos;
  • A Importância da Consciência Fonológica na Alfabetização;
  • A Tecnologia a Favor da Alfabetização;
  • A Perspectiva Infantil na Fase da Alfabetização;
  • Conhecendo seu Aluno.
  • Escola e prática pedagógica;
  • Introdução;
  • Reflexão inicial;
  • A tendência escola nova;
  • A tendência liberal tecnicista;
  • Pedagogia progressista e construtivismo;
  • A pedagogia progressista: educar para transformar;
  • Pedagogia libertadora;
  • Pedagogia libertária;
  • Pedagogia crítico-social dos conteúdos;
  • Célestin Freinet;
  • Vida e obra de Cèlestin Freinet;
  • O método natural;
  • O trabalho na escola - aula-passeio;
  • Imprensa escolar;
  • Intercâmbio interescolar;
  • Maria Montessori - a metodologia montessoriana;
  • Sistema Montessori;
  • A metodologia montessoriana;
  • A filosofia montessoriana;
  • Jean Piaget e a epistemologia genética;
  • Vida e obra de Jean Piaget;
  • Epistemologia genética;
  • Os estágios de desenvolvimento cognitivo da criança;
  • A interação social na teoria de Piaget;
  • Lev Vygotsky - o interacionismo e o socioconstrutivismo;
  • Vida e obra de Lev Vygotsky;
  • Cultura e linguagem;
  • A aprendizagem;
  • Construtivismo e a construção do conhecimento;
  • Paulo Freire- a prática de educação popular;
  • O método de Paulo Freire;
  • Algumas fases do método de Paulo Freire;
  • A realidade em foco;
  • Henri Wallon e a psicogênese da pessoa completa;
  • Vida e obra de Henri Wallon;
  • Psicogênese a pessoa completa;
  • O desenvolvimento do organismo;
  • Teoria da emoção;
  • Legados de Wallon à educação;
  • A perspectiva de Madalena Freire;
  • Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita;
  • Evolução da escrita e da leitura;
  • Consequências pedagógicas da teoria de Emília Ferreiro;
  • Inteligência na perspectiva de Howard Gardner;
  • O desenvolvimento das inteligências;
  • Educação para as competências - Philippe Perrenoud;
  • Articulando as teorias - uma questão de método;
  • As contribuições teóricas;
  • As contribuições de Lev Vygotsky;
  • As contribuições de Jean Piaget;
  • As contribuições de Wallon;
  • As contribuições de Perrenoud;
  • As contribuições de Howard Gardner;
  • Divergências e aproximações entre os teóricos;
  • Uma questão de método;
  • O professor e as teorias;
  • Referências Bibliográficas.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.
PORTAL EDUCAÇÃO: O Melhor e Mais Premiado Ensino a Distância do Brasil
1.654.118Cursos realizados
738.806Pessoas qualificadas
50Prêmios recebidos

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.