Curso Online de Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva
A educação inclusiva é uma realidade em algumas escolas no Brasil, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Além da necessidade de ampliar esta política para todas as escolas em território nacional, muitas instituições, e a sociedade como um todo, acabam restringindo o ensino inclusivo apenas à pessoas com necessidades especiais, deixando de lado alunos que sofrem com distúrbios de aprendizagem, como dislexia, TDAH, entre outros. O curso de Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva trata destes problemas e possíveis maneiras de contorná-los, estudando os tipos de transtornos que podem afetar o aprendizado de estudantes.
Carga horária: 140 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 365 dias
Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou
- Certificado Digital
- Tutoria Online
- Material em PDF
-
12x R$ 18,94
à vista R$ 227,29
- EM BREVE!
O curso livre de Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva é voltado para educadores, gestores e profissionais do setor educacional que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o tema e oferecer aprendizado apropriado para todos.
- Dificuldades de aprendizagem;
- Definições descritivas;
- Teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem;
- Imagem gestáltica;
- Enfoque neuropsicológico;
- Concepção heterogênea das dificuldades de aprendizagem;
- Modelos neuropsicológicos;
- Explicação das dificuldades de aprendizagem da linguagem (DAL);
- Explicação cognitiva e simbólica;
- Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
- Modelo de conexões múltiplas de aquisição da leitura;
- Modelo de desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
- Desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
- Explicação das dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM);
- Neuropsicologia;
- Explicação educativa;
- Explicação cognitiva;
- Modelos mentais para as tarefas matemáticas;
- Classificação das dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldades de aprendizagem frente a outros transtornos;
- Transtorno da fala: a gagueira;
- Linguagem confusa;
- Outros transtornos da infância e da adolescência;
- Deficiência mental e transtornos generalizados do desenvolvimento (tgd);
- Subtipos nas dificuldades de aprendizagem;
- Pesquisas taxonômicas;
- Habilidades;
- Tipos neuropsicológicos;
- Bakker;
- Rourke;
- Definição geral e de subtipos de Rourke;
- Definição genérica;
- Definições específicas (subtipos);
- Definição geral e de subtipos de Rourke;
- Habilidades neuropsicológicas;
- Deficits neuropsicológicos;
- Prognóstico acadêmico;
- Prognóstico psicossocial Ii;
- Habilidades neuropsicológicas;
- Deficits neuropsicológicos;
- Prognóstico acadêmico;
- Prognóstico psicossocial IIi;
- Habilidades neuropsicológicas;
- Deficits neuropsicológicos;
- Prognóstico acadêmico;
- Prognóstico psicossocial III;
- Transtorno de deficit de atenção - hiperatividade;
- Fisiopatologia do transtorno de deficit de atenção/hiperatividade;
- Quadro clínico do transtorno de deficit de atenção/ hiperatividade;
- Dificuldades de aprendizagem caracterizada, primariamente, por transtornos do funcionamento não verbal;
- A síndrome NLD;
- Habilidades neuropsicológicas;
- Deficits neuropsicológicos;
- Psicologia das dificuldades de aprendizagem;
- Caminhos para o desenvolvimento;
- Adolescentes com dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldades de adaptação social;
- Transtorno não verbal;
- Adultos com dificuldades de aprendizagem;
- Aprendizagem e memória;
- A importância do estudo da linguagem;
- Análise histórica das três psicolinguísticas;
- Síntese do processo de desenvolvimento;
- Dificuldades de aprendizagem da linguagem e dificuldades de aprendizagem;
- Formas de linguagem;
- Uso da linguagem;
- Componentes da linguagem;
- Disfasias do desenvolvimento;
- Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
- Modelo interativo;
- Dificuldades da linguagem na leitura;
- Psicologia - cognitivos;
- Dificuldades de aprendizagem da escrita;
- Planejando a escrita;
- Atraso na escrita;
- Referências bibliográficas.
- Educação inclusiva: reflexões sobre a escola para todos;
- O movimento pela escola para todos;
- Pluralidade cultural, diversidade, diferença: questões étnico-raciais e questões de gênero e a educação inclusiva;
- Educação inclusiva: processo histórico e atenção à pessoa com deficiência nas políticas públicas no Brasil;
- A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência física;
- Deficiência intelectual/mental;
- Deficiência múltipla;
- Síndrome de Down;
- Alunos com transtorno global de desenvolvimento;
- Autismo;
- Transtornos funcionais específicos;
- Transtorno de aprendizagem;
- Quais são os tipos de transtornos de aprendizagem;
- Transtorno da leitura;
- Transtorno da matemática;
- Transtorno da expressão escrita;
- Atendimento educacional especializado;
- A educação escolar das pessoas com deficiência;
- Práticas pedagógicas e os fundamentos subsidiários ao trabalho do professor;
- Qual o significado de práticas pedagógicas;
- Aprendizagem e adequações para acesso de pessoas com deficiência ao conhecimento;
- Aprendizagem: um tema para reflexão;
- Funções mentais da linguagem;
- Flexibilidade curricular: um assunto em debate;
- Acesso ao currículo, adequações;
- Referências bibliográficas.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.