Curso Online de Produção de Conteúdos em EaD
A produção de conteúdos em educação a distância é fundamental no processo de ensino e aprendizagem por meio digital, sendo produzido de maneira a atrair e manter a atenção do aluno, ou seja, não apenas fornecendo informação, mas também o motivando. O conteúdo deve levar em conta o perfil do aluno, duração e tipo de curso, e de preferência ser formulado em conjunto por especialista na área do tema do curso EaD, profissional de educação e designer instrucional para atingir melhores resultados. O curso de Produção de Conteúdos em EaD trata de qualificações, habilidades, abordagens de ensino e muito mais.
Carga horária: 185 Horas
Início a partir de: Hoje
Curso disponível por: 60 dias
Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou
- Certificado Digital
- Tutoria Online
- Material em PDF
-
4x R$ 35,00
à vista R$ 139,99
- EM BREVE!
O curso livre de Produção de Conteúdos em EaD é indicado a professores, tutores, designers, videomakers e especialistas em diversos ramos do conhecimento que desejam desenvolver conteúdos para a modalidade de educação a distância.
- Introdução;
- Como redigir;
- Linguagem oral e linguagem escrita;
- Níveis de linguagem;
- A escolha da palavra;
- Sentido denotativo e conotativo;
- Como adquirir bom vocabulário;
- O período adequado;
- Apresentação do parágrafo;
- Conteúdo argumentativo;
- Coerência e coesão entre as ideias;
- Dicas sobre clareza textual;
- Competência textual;
- As principais falhas textuais;
- Prolixidade, Frases feitas;
- Uso de tautologia;
- Estilo textual: paralelismo;
- Queísmo, Ambiguidade;
- Pleonasmo, Cacófato, Texto;
- Grau de compreensão dos textos;
- Metáfora, Comparação, Metonímia;
- Eufemismo;
- Prosopopeia ou personificação;
- Hipérbole, Antítese, Gradação;
- Aliteração, Onomatopeia;
- Modos de organização do texto e discurso;
- Narração, Tipos de narrativa;
- Elementos da narrativa;
- A narração objetiva;
- A narração subjetiva;
- Descrição;
- Descrição de pessoa, de ambiente e de objeto;
- Descrição de pessoas ou a técnica do retrato;
- Sequência de descrição, Dissertação;
- Estrutura da dissertação;
- A introdução;
- São requisitos básicos para uma introdução;
- O desenvolvimento, A conclusão;
- Objetividade e subjetividade;
- Dissertação subjetiva;
- Modelo de dissertação;
- A abordagem de temas polêmicos;
- Técnicas de redação;
- Tempo de duração e extensão do texto;
- Ordem de resolução da prova de comunicação e expressão;
- Partes de uma redação;
- Avaliação da redação;
- O conteúdo, A correção gramatical;
- Linguagem técnica;
- Processo de correspondência;
- Resumo, Preparação do resumo;
- Resenha crítica, Atas;
- Poema, Poesia;
- Textos literários;
- Redação oficial: princípios e normas;
- O que é redação oficial?
- Regras de linguagem;
- Pronomes de tratamento;
- Colocação pronominal;
- Concordância, Ortografia;
- Fechos para comunicações;
- Identificação do signatário;
- Os textos e as funções de linguagem;
- Função informativa;
- Função referencial ou denotativa;
- Função literária;
- Função apelativa;
- Função expressiva;
- Função fática;
- Função metalinguística;
- Função poética;
- Textos literários;
- Referências Bibliográficas;
- Histórico da Ead;
- A Educação a Distância no mundo;
- A Educação a Distância no Brasil;
- Educação a Distância: conceitos e características;
- Abordando conceitos;
- Características da Educação a Distância;
- Ensino e aprendizagem com qualidade na Educação a Distância;
- Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Características de alguns ambientes virtuais;
- Legislação que fundamenta a Educação a Distância;
- Tecnologias utilizadas em Educação a Distância;
- Ferramentas de aprendizagem colaborativa na Internet no processo de ensino-aprendizagem;
- Por que utilizar uma ferramenta colaborativa?
- Didática no uso de ferramentas de aprendizagem colaborativa: processo e avaliação;
- Blog;
- Quando utilizar um blog?
- Como proceder didaticamente com blog?
- Chat;
- Quando utilizar um chat?
- Como proceder didaticamente com chat?
- Fórum;
- Quando utilizar um fórum?
- Como proceder didaticamente com fórum?
- Wiki;
- Quando utilizar um wiki?
- Como proceder didaticamente com wiki?
- Alguns exemplos de práticas educativas colaborativas;
- Conhecendo e explorando as ferramentas de aprendizagem colaborativa na Internet;
- Blog;
- Chat;
- Fórum;
- Wiki;
- Alguns sites interessantes;
- Docência, discência e tutoria em Educação a Distância;
- Docência: o perfil do educador;
- O ator do processo: o discente;
- Tutoria, novo personagem na Educação a Distância;
- Avaliação em Educação a Distância;
- Carga horária para curso em Educação a Distância;
- Critérios;
- Recursos tecnológicos utilizados em EAD;
- Sala de aula virtual;
- Conteúdo on-line, Material;
- Mural, Fórum, Atividade;
- Revisão de conteúdos;
- Videoconferência, Prova;
- Avaliação do curso;
- Considerações finais;
- Referências Bibliográficas.
- Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
- Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.