Curso Online de Produção de Conteúdos em EaD

A produção de conteúdos em educação a distância é fundamental no processo de ensino e aprendizagem por meio digital, sendo produzido de maneira a atrair e manter a atenção do aluno, ou seja, não apenas fornecendo informação, mas também o motivando. O conteúdo deve levar em conta o perfil do aluno, duração e tipo de curso, e de preferência ser formulado em conjunto por especialista na área do tema do curso EaD, profissional de educação e designer instrucional para atingir melhores resultados. O curso de Produção de Conteúdos em EaD trata de qualificações, habilidades, abordagens de ensino e muito mais.

Carga horária: 185 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 60 dias

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 96861-3026.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Digital
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
  • 4x R$ 35,00

    à vista R$ 139,99

  • EM BREVE!
Público-Alvo

O curso livre de Produção de Conteúdos em EaD é indicado a professores, tutores, designers, videomakers e especialistas em diversos ramos do conhecimento que desejam desenvolver conteúdos para a modalidade de educação a distância.

Conteúdo programático
  • Introdução;
  • Como redigir;
  • Linguagem oral e linguagem escrita;
  • Níveis de linguagem;
  • A escolha da palavra;
  • Sentido denotativo e conotativo;
  • Como adquirir bom vocabulário;
  • O período adequado;
  • Apresentação do parágrafo;
  • Conteúdo argumentativo;
  • Coerência e coesão entre as ideias;
  • Dicas sobre clareza textual;
  • Competência textual;
  • As principais falhas textuais;
  • Prolixidade, Frases feitas;
  • Uso de tautologia;
  • Estilo textual: paralelismo;
  • Queísmo, Ambiguidade;
  • Pleonasmo, Cacófato, Texto;
  • Grau de compreensão dos textos;
  • Metáfora, Comparação, Metonímia;
  • Eufemismo;
  • Prosopopeia ou personificação;
  • Hipérbole, Antítese, Gradação;
  • Aliteração, Onomatopeia;
  • Modos de organização do texto e discurso;
  • Narração, Tipos de narrativa;
  • Elementos da narrativa;
  • A narração objetiva;
  • A narração subjetiva;
  • Descrição;
  • Descrição de pessoa, de ambiente e de objeto;
  • Descrição de pessoas ou a técnica do retrato;
  • Sequência de descrição, Dissertação;
  • Estrutura da dissertação;
  • A introdução;
  • São requisitos básicos para uma introdução;
  • O desenvolvimento, A conclusão;
  • Objetividade e subjetividade;
  • Dissertação subjetiva;
  • Modelo de dissertação;
  • A abordagem de temas polêmicos;
  • Técnicas de redação;
  • Tempo de duração e extensão do texto;
  • Ordem de resolução da prova de comunicação e expressão;
  • Partes de uma redação;
  • Avaliação da redação;
  • O conteúdo, A correção gramatical;
  • Linguagem técnica;
  • Processo de correspondência;
  • Resumo, Preparação do resumo;
  • Resenha crítica, Atas;
  • Poema, Poesia;
  • Textos literários;
  • Redação oficial: princípios e normas;
  • O que é redação oficial?
  • Regras de linguagem;
  • Pronomes de tratamento;
  • Colocação pronominal;
  • Concordância, Ortografia;
  • Fechos para comunicações;
  • Identificação do signatário;
  • Os textos e as funções de linguagem;
  • Função informativa;
  • Função referencial ou denotativa;
  • Função literária;
  • Função apelativa;
  • Função expressiva;
  • Função fática;
  • Função metalinguística;
  • Função poética;
  • Textos literários;
  • Referências Bibliográficas;
  • Histórico da Ead;
  • A Educação a Distância no mundo;
  • A Educação a Distância no Brasil;
  • Educação a Distância: conceitos e características;
  • Abordando conceitos;
  • Características da Educação a Distância;
  • Ensino e aprendizagem com qualidade na Educação a Distância;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Características de alguns ambientes virtuais;
  • Legislação que fundamenta a Educação a Distância;
  • Tecnologias utilizadas em Educação a Distância;
  • Ferramentas de aprendizagem colaborativa na Internet no processo de ensino-aprendizagem;
  • Por que utilizar uma ferramenta colaborativa?
  • Didática no uso de ferramentas de aprendizagem colaborativa: processo e avaliação;
  • Blog;
  • Quando utilizar um blog?
  • Como proceder didaticamente com blog?
  • Chat;
  • Quando utilizar um chat?
  • Como proceder didaticamente com chat?
  • Fórum;
  • Quando utilizar um fórum?
  • Como proceder didaticamente com fórum?
  • Wiki;
  • Quando utilizar um wiki?
  • Como proceder didaticamente com wiki?
  • Alguns exemplos de práticas educativas colaborativas;
  • Conhecendo e explorando as ferramentas de aprendizagem colaborativa na Internet;
  • Blog;
  • Chat;
  • Fórum;
  • Wiki;
  • Alguns sites interessantes;
  • Docência, discência e tutoria em Educação a Distância;
  • Docência: o perfil do educador;
  • O ator do processo: o discente;
  • Tutoria, novo personagem na Educação a Distância;
  • Avaliação em Educação a Distância;
  • Carga horária para curso em Educação a Distância;
  • Critérios;
  • Recursos tecnológicos utilizados em EAD;
  • Sala de aula virtual;
  • Conteúdo on-line, Material;
  • Mural, Fórum, Atividade;
  • Revisão de conteúdos;
  • Videoconferência, Prova;
  • Avaliação do curso;
  • Considerações finais;
  • Referências Bibliográficas.
Avaliação e certificado
  • Para os cursos em que não há Prova, deverá ocorrer 100% de estudo do conteúdo para emissão do Certificado Digital de participação.
  • Para os cursos em que há Prova, a média mínima de aprovação é de 60% para que receba o Certificado Digital.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.
PORTAL EDUCAÇÃO: O Melhor e Mais Premiado Ensino a Distância do Brasil
1.654.118Cursos realizados
738.806Pessoas qualificadas
50Prêmios recebidos

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.